A Natação Competitiva Adaptada Em 1948, o médico Ludwig Guttmann iniciou o movimento dos esportes adaptados e fundou os Jogos de Stoke Mandiville, na Inglaterra. A primeira modalidade dos Jogos foi o arco e flecha, sendo mais tarde introduzidas outras modalidades, adaptações e regulamentações.
A natação paralímpica foi uma das modalidades participantes dos primeiros Jogos Paralímpicos que aconteceram em 1960, em Roma. Nas primeiras edições dos Jogos somente os atletas com lesões medulares podiam competir.
Como mencionamos, as regras para a natação paralímpica são as mesmas da convencional, possuindo poucas alterações. As roupas dos atletas devem ser apropriadas para o esporte por exemplo, e não é permitido nenhum aparato que melhore o desempenho do competidor, como as próteses.
O esporte adaptado surgiu no começo do século XX, por volta de 1922, quando foi fundada a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE ESPORTES PARA SURDOS (CISS), sendo que as pessoas com está especifica deficiência se organizaram e realizaram sua própria competição: os jogos silenciosos.
Facilitar o acesso das pessoas com deficiência à estimulação precoce e prática da iniciação ao esporte adaptado. Desenvolver neles uma melhoria da qualidade de vida e saúde através do esporte. Criar um ambiente seguro e confiável para a prática esportiva. Promover aproximação e integração dos participantes.
As adaptações são feitas nas largadas, viradas e chegadas. Os nadadores cegos recebem um aviso do tapper, por meio de um bastão com ponta de espuma quando estão se aproximando das bordas. A largada também pode ser feita na água, no caso de atletas de classes mais baixas, que não conseguem sair do bloco.
As adaptações são feitas nas largadas, viradas e chegadas. Os nadadores cegos recebem um aviso do tapper, por meio de um bastão com ponta de espuma quando estão se aproximando das bordas. A largada também pode ser feita na água, no caso de atletas de classes mais baixas, que não conseguem sair do bloco.
Provas e Regras na Natação Paraolímpica
A natação é um dos esportes mais praticados em todo o mundo. Além do condicionamento físico, a natação traz diversos benefícios para a saúde, possuindo adeptos de todas as idades. A natação é praticada desde muitos anos antes de Cristo, isso é revelado por pinturas rupestres e relatos que remontam uma antiga relação dos humanos com a atividade.
Está presente também desde a primeira Olimpíada da era moderna em 1896, possuindo uma grande evolução ao longo do tempo. A natação é um dos esportes mais praticados em todo o mundo. Além do condicionamento físico, a natação traz diversos benefícios para a saúde, possuindo adeptos de todas as idades.
Neste sentido, um programa de natação adaptado possui inúmeros benefícios, sendo físicos e cognitivos a estes indivíduos. Desta forma, cinco objetivos são importantes, de acordo com Adams et al. (1985), que coloca o aluno em sua totalidade, sendo eles:
Possibilitou superar obstáculos (rios e lagos), adquirir alimentos (pesca) ou, mesmo, evitar afogamentos (enchentes ou quedas em rios). Na Grécia antiga, a natação assumiu sua relação com a saúde e o condicionamento físico de guerreiros e atletas.