A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
A antropologia surgiu como uma ferramenta da sociologia para compreender as diferenças étnicas dos seres humanos. No século XIX, nos estudos de história e geografia contemporâneos, a sociologia e a antropologia surgiram com um objetivo bem específico: servir como meios de auxílio para o capitalismo industrial.
No Brasil a sociologia teve inicio a partir das décadas de 19, quando os pesquisadores buscavam uma compreensão a partir da formação das sociedades local pesquisando vários temas para essa compreensão.
O LEVOU O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA, FOI A NECESSIDADE DE SEREM REALIZADOS ESTUDOS DA NOVA SOCIEDADE SURGIDA APÓS AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAL E FRANCESA E BUSCAR COMPREENDER OS INDIVÍDUOS EM SOCIEDADE E SUAS AÇÕES A QUE PONTO SERIAM MALÉFICAS OU BENÉFICAS PARA RECONHECER OS EFEITOS DESTAS NA SOCIEDADE.
A Sociologia surgiu na Europa no século XIX, a partir de uma intensa tentativa dos indivíduos em interpretar a sociedade contemporânea que passava por intensas mudanças sociais. Todas as transformações ocorridas no século XIX foram herdeiras de importantes revoluções ocorridas no século anterior.
A Sociologia surgiu na Europa no século XIX, a partir de uma intensa tentativa dos indivíduos em interpretar a sociedade contemporânea que passava por intensas mudanças sociais. Todas as transformações ocorridas no século XIX foram herdeiras de importantes revoluções ocorridas no século anterior.
Embora se possam encontrar estudos e reflexões acerca da sociedade desde épocas longínquas (por exemplo, em Platão e Aristóteles), o termo sociologia data da correspondência de A. Comte em 1824 e da sua obra Cours de Philosophie Postive (1838).
Já a consolidação da Sociologia enquanto ciência ocorreu com o trabalho desenvolvido pelo jurista e sociólogo francês Émile Durkheim, que formulou o primeiro método preciso e exclusivo para a nova ciência e a introduziu na universidade como disciplina autônoma.
O surgimento da Sociologia ocorre no século XIX, a princípio, por influência da teoria positivista de Auguste Comte, porém, muitos acontecimentos anteriores e concomitantes ao surgimento dessa nova ciência humana contribuíram para a sua formação.
A sociologia como disciplina separada das demais ciências humanas surgirá com o francês Auguste Comte (17) que cunhou o termo. Ele foi o autor do primeiro estudo sistemático sobre sociologia e para ele, esta ciência é a culminação do método científico.
Essa teoria deu o impulso inicial para a criação da Sociologia, que no início era chamada por Comte de Física Social.
Uma série de fatores modificou a economia, a política e a sociedade europeia como um todo. Essa série de fatores desencadeou uma nova organização social que precisava ser compreendida por meio de um método de análise social. São os principais fatores históricos que influenciaram o surgimento da Sociologia:
O que colocar na água do aquário?
O que fazer para preencher a barba?
Como montar um almoxarifado de peças?
Como preparar o solo para o plantio de cana?
Como organizar tubos e conexões?
O que fazer em um retiro de jovens?
Como organizar a escrita de um livro?
Como ser um bom vendedor de frete?
Como organizar Do maior para o menor no Excel?
Como organizar rotina semanal da casa?
Como fazer para congelar abobrinhas?
Como arrumar quarto pequeno menina?
Para que serve tinta poliéster?