Em consequência da expansão do Império Romano, o alfabeto latino foi largamente difundido. Foram os gregos os primeiros europeus a aprender escrever com um alfabeto e seu sistema foi fundamental para o mundo moderno. A palavra alfabeto, aliás, é de origem grega e representa a primeira letra (Alfa) e a segunda (Beta).
Por volta do século VIII a.C. os gregos adaptaram o alfabeto fenício para seu próprio idioma, criando no processo o primeiro alfabeto "verdadeiro", no qual as vogais tinham um status igual ao das consoantes.
O alfabeto usado no Brasil tem origem latina é decente do grego. O grego, por sua vez foi derivado do Felício que trouxe uma grande inovação com apenas 22 letras.
Isso porque foi justamente da Grécia que nasceu a democracia, a filosofia ocidental, os jogos olímpicos, as ciências políticas, a historiografia, a literatura ocidental, as artes cênicas ocidentais (tragédia e comédia) e a base dos grandes princípios científicos e matemáticos. ...
A inovação do alfabeto fenício está em sua natureza puramente fonética, na qual cada símbolo representa um som, que exige a memorização de apenas alguns caracteres, diferentemente dos sistemas logográficos hieroglíficos e cuneiformes (apesar de não totalmente logográficos), com o primeiro se valendo de caracteres ...
A especificidade da escrita fenícia foi a simplificação dos caracteres. Possivelmente o motivo para adotar o alfabeto estava ligado à organização das atividades comerciais. O alfabeto fenício foi adotado pelos gregos e pelos romanos, que o aprimoraram, tornando-se ainda a matriz da nossa escrita atual.
Tudo indica que sua versão mais antiga surgiu na Fenícia (atual Líbano), entre os anos 14 a.C. Esse abecedário ancestral teria se inspirado nos hieróglifos, a escrita egípcia em que as idéias eram representadas por desenhos mas que, possivelmente, usava também sinais para sílabas.
Como surgiu o alfabeto? A origem da escrita se perde na história e o sistema utilizado hoje pela maioria dos países ocidentais é resultado de inúmeras metamorfoses ao longo do tempo.
Em consequência da expansão do Império Romano, o alfabeto latino foi largamente difundido. Foram os gregos os primeiros europeus a aprender escrever com um alfabeto e seu sistema foi fundamental para o mundo moderno. A palavra alfabeto, aliás, é de origem grega e representa a primeira letra (Alfa) e a segunda (Beta).
Professora licenciada em Letras. O alfabeto, tal qual o utilizamos hoje, é o legado de várias culturas a partir da necessidade de registro dos sons das palavras e passou por várias transições. As primeiras representações das palavras são atribuídas a um povo semita que vivia perto do Egito há cerca de 5,5 mil anos.
A mais antiga inscrição de caracteres latinos data, justamente do século 7 a.C. e está presente em um broche dourado guardado no Museu Etnográfico Luigi Pigorini, em Roma. Seguindo a orientação da origem grega, as anotações latinas são lidas da esquerda para a direita.
O que fazer em um terreno para ganhar dinheiro?
Quem colocou silicone pode fazer progressiva?
Como se escreve 158 por extenso?
Como evitar que o cabelo caia na quimioterapia?
Qual o jeito certo de se depilar a virilha?
Como deixar caderno organizado e bonito?
Qual a região do Brasil mais urbanizada Porquê?
Qual é a importância da agricultura?
O que fazer para melhorar protusão discal?
Como resolver a questão da mobilidade urbana no Brasil?
Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório?
Faz mal consumir menos de 1000 calorias por dia?
Qual é a ordem dos planetas do maior para o menor?