O absolutismo surgiu no início da Idade Moderna com a consolidação dos Estados Nacionais e com o surgimento de novas demandas da classe mercantil. Diferente do que acontecia no período medieval, durante o absolutismo o poder real era pleno. O controle do poder de toda a nação ficava sob o comando do rei.
Quando se estuda o absolutismo monárquico, é frequente vermos a frase “O Estado sou Eu', proferida pelo Rei Sol, Luís XIV. ... (B) explicita o conteúdo do absolutismo, no qual o rei é a fonte da soberania e do poder. (C) explica o Estado francês da época erroneamente, já que o rei não governava de fato.
A nobreza representava uma forte base de sustentação política capaz de legitimar a autoridade do monarca. Por essa razão, os nobres foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.
É um Estado que centraliza todo o poder político e econômico nas mãos de apenas uma pessoa, geralmente um monarca ou ditador. A essência desse tipo de governo é que a pessoa que possui o poder absoluto e ilimitado, não está sujeita a contestações ou regulamentações de qualquer outro órgão ou instituição.
A monarquia absolutista nasce com Luís XIV de França, conhecido como "Rei-Sol", logo após a morte do seu primeiro-ministro, em 9 de março de 1661, o cardeal Jules Mazarin.
Esse sistema político surgiu a partir dos interesses da burguesia emergente. O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.
Absolutismo defendia o poder absoluto do rei, ou seja, o governo absolutista muito comum na Europa durante os séculos XVI e XIX , defendia a ideia de que os monarcas possuiam poder ilimitado, eram autoridades com supremacia absoluta.
Antes de fazer algo, é interessante visualizar como a sua linha do tempo é para o público em geral, ou seja, qualquer pessoa que não seja seu amigo no Facebook. Para isso, acesse a página do seu perfil, clique nos três pontinhos que ficam ao lado do botão “Ver Registro de Atividades” e clique em “ver como…”.
Existe uma forma de esconder esse passado do público, vamos te mostrar como fazer isso em alguns passos. Antes de fazer algo, é interessante visualizar como a sua linha do tempo é para o público em geral, ou seja, qualquer pessoa que não seja seu amigo no Facebook.
De tempos em tempos o Facebook gosta de nos lembrar de coisas horríveis que postamos no passado. Como qualquer outra pessoa, você com certeza tem algumas postagens de gosto bem duvidoso na sua linha do tempo que você gostaria de esquecer completamente.
No site mobile do Facebook, peça para visualizar mensagens antigas a partir do seu navegador no desktop (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) Perceba que essa nova aba possui uma URL bem longa e com vários números. Observe que uma das partes da URL exibe "&start=7".
Como foram aportuguesadas a palavra scanner e ballet?
O que significa nascer feito no santo?
Onde surgiu o futebol que conhecemos hoje?
Como saber o Exu que me protege?
Como nasceu o movimento rap no Brasil?
Como namorar um viúvo com filhos?
O que é a angústia para Sartre?
Como aprender a navegar em alto mar?
Quais os animais que botam ovo?
Quando Steven Universo nasceu?
Quando e como surgiu o Sítio do Picapau Amarelo?
O que Marx quis dizer com ditadura do proletariado?
Quais foram os primeiros habitantes de Cuiabá?
Como fazer natação em águas abertas?
O que acontece se entrar algodão no ouvido?