A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária. Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma.
Provavelmente, a malária surgiu no continente africano. De lá se espalhou por vários países da Europa e da Ásia e, talvez, tenha chegado às Américas nos navios dos descobridores. Embora pareça ser uma doença tão antiga quanto a humanidade, foi só no século 5 a.C. que Hipócrates descreveu-a pormenorizadamente.
Alphonse Laveran, um médico militar francês, descobriu o parasita do protozoário em 1880, enquanto trabalhando em Argélia. Foi louvado com o prémio nobel para este em 1907.
Os francófonos se referem à doença como febre palustre, ou paludismo, decorrente dos pântanos. Na primeira metade do século XX, no Brasil, a Fundação Rockefeller foi responsável pela eliminação da malária transmitida por Anopheles gambiae, acidentalmente introduzida por navios franceses no Nordeste brasileiro.
A vacina RTS,S foi concebida e criada no final dos anos 80 por cientistas que trabalhavam nos laboratórios SmithKline Beecham Biologicals (hoje GlaxoSmithKline Vaccines) na Bélgica.
História da malária. A malária foi sabida à humanidade para milhares de anos. Ao redor 7,000-12,000 anos há com aumento nas temperaturas em África, na elevação na umidade que cria nascentes de água novos e no começo da agricultura no Médio Oriente e no East Africa norte lá eram diversos corpos da água e associações de água.
A malária é transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. A transmissão geralmente ocorre em regiões rurais e semi-rurais, mas pode ocorrer em áreas urbanas, principalmente em periferias. Em cidades situadas em locais cuja altitude seja superior a 1500 metros, no entanto, o risco de aquisição de malária é pequeno.
As espécies P. vivax, P. ovale e P. malariae geralmente causam formas menos graves de malária que raramente são fatais. A espécie P. knowlesi raramente causa a doença em seres humanos.
A malária mata 3 milhões de pessoas por ano, uma taxa só comparável à da SIDA/AIDS, e afeta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos. é a principal parasitose tropical e uma das mais frequentes causas de morte em crianças nesses países: (mata um milhão de crianças com menos de 5 anos a cada ano).
Qual a composição da pastilha Valda?
Como saber se os hormônios estão desregulados?
Quanto tempo após ingerir álcool posso dirigir?
Quanto tempo demora a nascer a relva?
Qual é o nome científico da águia-de-cabeça-branca?
Quanto tempo leva para CNH ser emitida?
Como por cor nas margens word?
Quando o cabelo cai muito o que fazer?
Por que as palavras observadas são acentuadas?
Quantas calorias tem um pedaço de doce de leite caseiro?
O que significa o processo no direito?
Como calcular combustível para viagem?