O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.
Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.; Presença de rimas, métrica e oralidade.
Graças à impressão em grande quantidade, o cordel popularizou-se por imprimir em papel as histórias rimadas dos repentistas que improvisavam rimas nas ruas e, depois, continuou sendo muito popular por contar histórias de maneira simplificada para seus leitores.
Literatura de cordel é uma manifestação literária do interior do nordeste brasileiro. É um gênero literário feito em versos com métrica e rima e caracterizado pela oralidade e por uma linguagem informal.
A literatura de cordel ou cordel é um gênero textual literário, que apresenta rimas e narrativas de histórias da tradição oral do nordeste brasileiro, grande parte, possui xilogravuras e tem finalidade comercial. ... O cordelista normalmente canta seu cordel, pois esse gênero é carregado de sonoridade.
Oriunda de Portugal, a literatura de cordel chegou ao Brasil em fins do século XVIII, ganhando força a partir do século XIX no interior nordestino. ... Mais tarde, por volta de 1750 é que apareceram os primeiros vates da literatura de cordel oral.
Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro. Em 19 de novembro é comemorado o "Dia do Cordelista", em homenagem ao nascimento de Leandro Gomes de Barros, nascido em 19 de novembro de 1865.
Capa do famoso cordel: Batalha de Oliveiros com Ferrabraz, edição de 1913. A história da literatura de cordel começa com o romanceiro do Renascimento, quando se iniciou impressão de relatos tradicionalmente orais feitos pelos trovadores medievais, e desenvolve-se até à Idade Contemporânea.
Exemplos de Poemas de Cordel As “Proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde “O Fiscal e a Lagarta” de Leandro Gomes de Barros “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns”, de Firmino Teixeira do Amaral
O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.
Como os seres humanos podem interferir no relevo?
Como calcular o valor percentual referente à determinada quantidade?
Como o ser humano pode provocar o desequilíbrio ao interferir em um ambiente?
Como calcular a resistividade elétrica?
Como pagar Meia-entrada no cinema sem ser estudante?
Como Deus se manteve ao longo de quase todo o livro de Jó?
Quais são as notas de corte do ProUni?
Onde pagar o Seguro DPVAT 2020?
Como funciona as notas bimestrais?
Como pagar o FIES em menos tempo?
Quais são as maneiras que o ser humano pode interferir no ciclo da água?
Qual é a resoluçao de um paquímetro?
Como pagar multa Renainf Rio de Janeiro?
Qual a fórmula da moda no Excel?