As primeiras instituições brasileiras de atendimento às crianças de zero a seis anos surgiram ainda no Império com intuito de amparar as que eram abandonadas nas ruas das cidades, como os orfanatos, os asilos para pobres e a Santa Casa de Misericórdia, com sua roda dos expostos.
Em 1888, devido à grande pressão dos movimentos feministas e dos movimentos sociais, a Constituição reconhece a educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado.
Antigamente a educação infantil era pouco apreciada no mundo todo, não diferente aqui no Brasil, quando surgiram as instituições de educação infantil eram resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o conhecimento, não tinham ensino- ...
19 -> Organizados aqui no Brasil, os operários passaram a protestar contra as precárias condições de vida e de trabalho. Os empresários procurando enfraquecer os movimentos começaram a conceder algumas creches e escolas maternais para os filhos de operários.
Também conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar.
No período da Antiguidade, a educação infantil surgiu como principal demanda e em diferentes civilizações. Antes disso, muitos filhos eram educados dentro da própria casa. Eram criados alguns diferentes universos para que o saber chegasse até as pessoas.
O aparecimento educação infantil e sua compreensão como a primeira etapa da educação básica está agora na lei maior da educação do país a LDB, sancionada em1996. Se o direito de 0 a 6 anos à educação em creches e pré – já estava assegurado na Constituição de 1988 e reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990.
A evolução da Educação Infantil. Esta pesquisa é descritiva e bibliográfica, pois foram pesquisados dados e informações do objeto do estudo. É uma pesquisa científica, que tem interesse principal mostrar a importância da evolução na Educação Infantil, as mudanças ocorridas na infância e no ensino- aprendizagem. Base Teórica.
Na década de 1980 dá-se um avanço em relação è Educação Infantil. Estudos e pesquisas foram realizados com objetivo de discutir a função da creche/pré-escola. Foi concluído que, independente da classe social, a educação da criança pequena é extremamente importante e que todas deveriam ter. acesso a ela.
Quanto tempo Brad Pitt e Angelina Jolie ficaram juntos?
Como saber a saúde da memória RAM?
É errado deixar o cachorro no quintal?
Quem tem hérnia abdominal pode trabalhar?
Qual a importância da separação dos poderes?
Quais fatores devem ser considerados para escolher o tipo de embalagem ideal para as mercadorias?
Qual é o mês mais chuvoso de Manaus?
Quem ganhou o The Voice Kids ontem?
Qual a velocidade de download de uma internet de 300 MB?
O que se refere o pronome ele?
Quais são os tipos de mecanismos de segurança utilizados na segurança da informação?
Porque o ginecologista faz exame de toque?
Qual o efeito colateral do Toragesic?
O que é melhor Naruto ou One Piece?
Tem como colocar senha no perfil da HBO Max?
Qual a importância dos movimentos sociais na luta contra a desigualdade social?