As que caíram no chão, se tornaram animais terrestres, como a paca e a cotia. Pouco tempo depois, as crianças, lá do céu, começaram a observar seu povo na terra e seus olhos brilhavam no ambiente celestial. Seus olhos brilhavam como as estrelas e foi assim, segundo a mitologia dos Bororo, que surgiram as estrelas.
Antigamente, muito antigamente, no tempo em que vivia entre os Tucuna, o Sol era um moço forte e muito bonito. Por ocasião da festa de Moça-Nova, o rapaz ajudava sua velha tia no preparo da tinta de urucu. La à mata e trazia uma madeira muito vermelha, chamada muirapiranga.
As lendas são histórias transmitidas oralmente através dos tempos. De um jeito simples, essas histórias explicam não apenas acontecimentos misteriosos e sobrenaturais, mas também os fenômenos da natureza, suas origens e comportamentos, além de corriqueiros fatos do cotidiano.
Como Surgiu a Noite Os índios eram obrigados a dormir no claro. Estavam cansados disso e desejavam um pouco de escuridão para conseguirem dormir melhor, mas o Sol não deixava de iluminar o eterno dia. Foi quando um velho, que veio de muito longe, contou que tinha visto um monstro que guardava dois grandes potes.
Ombela é uma deusa que, ao chorar de tristeza, fez nascer a chuva. Nem sempre é tempo de estar alegre e até os deuses têm seus dias ruins. O pai de Ombela ensina que chorar pode ser bom e que a alegria pode fazer surgir um outro tipo de lágrima. Hora para sorrir e hora para chorar.
Diz a lenda que a índia Naiá era a mais bela da tribo. Porém, ao ver Jaci, a Lua, refletida nas águas do igarapé, desejou ir morar com ela no céu e virar uma estrela. Por dias e noites a fio, Naiá ficava ali, na beira do igarapé, esperando e admirando o reflexo da lua, sem comer nem beber.
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Assim como os mitos, as lendas foram transmitidas oralmente de geração em geração.
Tradição oral ou conhecimento oral é a cultura material e tradição transmitida oralmente de uma geração para outra. As mensagens ou testemunhos são verbalmente transmitidas em discurso ou canção e podem tomar a forma, por exemplo, de contos, provérbios, canções ou cânticos.
Às lendas indígenas, elas fazem parte da cultura popular brasileira, e tem como característica mais marcante a apresentação do regionalismo, que compõem com riqueza o patrimônio histórico. Em virtude dos contos serem cercados de mistérios, as lendas causam fascínio e curiosidade, tanto em crianças, quanto em adultos.
Uma seleção de vídeos sobre as lendas indígenas para uma mostra na instituição. Pode ser organizado também um dia de contação de histórias dos povos indígenas para várias turmas. E, ainda, uma pesquisa na comunidade para verificar se há algum índio ou descendente próximo, o qual poderá ser convidado para um bate-papo na OSC ou escola.
Como surgiram as lendas. A palavra lenda provém do latim e significa “o que deve ser lido”. Em sua origem, as lendas formavam o conjunto de histórias que narravam a vida dos santos e dos mártires e eram lidas nos refeitórios dos conventos.
As lendas são narrativas de origem popular, criadas e transmitidas oralmente. São produções que nascem da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de um povo. Por meio destas histórias, expressam-se fantasias, medos, dúvidas e incompreensões. A palavra lenda provém do latim e significa “o que deve ser lido”.
Como colocar áudio no Zoom pelo celular?
Como utilizar os faróis do carro?
Pode usar rosa mosqueta de dia?
Qual Operadora tem WhatsApp de graça?
Como tratar ferida cirúrgica aberta?
Como ativar o microfone no LoL Mobile?
Que remédio é bom para dormência nos pés?
Como usar óleo essencial de lavanda para ansiedade?
Como o óleo de rícino hidrata a pele?
Como convencer as pessoas a fazer o que você quer?
O que é configuração protegida de Wi-fi WPS?
Como tratar estiramento no ligamento do joelho?