Émile Durkheim afirmara que a religião surge nos estados de efervescência social, em que o tempo sagrado interrompe o tempo profano das atividades sociais e econômicas. Bastide conclui, a partir daí, que os estados de efervescência religiosa não são duráveis. Após a efervescência há uma queda do fervor sociológico.
Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja.
Atualmente acredita-se que a crença na vida após a morte, e o culto aos animais e as forças da natureza, foram as primeiras formas de manifestações religiosas, realizadas pelos seres humanos, e que cada povo com o passar do tempo foi desenvolvendo sua própria religião, adequando as sua próprias necessidades.
A interação entre História e Religião é antiga e, apesar dessa quase obviedade, tal constatação sempre envolveu os intérpretes dessas relações em debates inacabados e fortemente marcados pela falta de consenso, os quais, ainda hoje – e sobretudo hoje –, revelam-se atuais.
1. Pertencente ou relativo à religião. 2. Conforme com a religião, piedoso.
O Brasil é considerado um Estado Laico e, por isso, se posiciona de forma neutra no campo religioso. Dentre as principais religiões praticadas no país, estão: Catolicismo, Evangelismo, Budismo e Candomblé.
Se nós formos pensar sobre a profunda história da religião, precisamos ser claros sobre que religião é essa. Em seu livro O Bonobo e o Ateu, o primatologista Frans de Waal conta uma história engraçada sobre sua participação em um painel da Academia Americana da Religião.
Hoje, o cristianismo, o islamismo, o judaísmo, o hinduísmo e o budismo são as cinco principais religiões, embora existam muitas outras profissões de fé. Muitas outras apareceram e desapareceram ao longo do tempo.
Há duas grandes perspectivas sobre o motivo disso. Uma é chamada funcionalismo ou adaptacionismo: a ideia de que a religião tem benefícios evolucionários positivos, que mais frequentemente são definidos em termos de sua contribuição para a vida em grupo. Como diz Waal: "se todas as sociedades têm religião, deve ter um propósito social".
Mas não é somente a Cristã que possui adeptos. Existem mais de três mil religiões em atividade no mundo atualmente, e o Cristianismo é seguido de perto por outras religiões, como o Islamismo, que é o segundo na lista das religiões mais seguidas, atrás apenas da doutrina fundada por Jesus Cristo.
Qual é a estrutura do texto argumentativo?
Como fazer um bom relatório descritivo?
O que deve conter em um relatório de vendas?
Como nascem os cogumelos mágicos?
Como se faz o chá da erva de passarinho?
Como se faz um teodolito simples?
Como Nasce filhote de pastor alemão?
Como deve ser feito um resumo de um filme?
Quando Nasce Uma Estrela é real?
Como se faz o resumo de um relatório?
Como escreve a palavra colcha?
Qual era o objetivo dos espetáculos de gladiadores?
Como escurecer um móvel de madeira clara?
Como se escreve copo de leite planta?