As mitocôndrias, evolutivamente, teriam origem em bactérias fagocitadas e que não driblaram o processo de digestão, preservando-se em simbiose com a célula hospedeira primitiva. Esta teoria evolutiva para a organela, e que também aplica-se aos cloroplastos das células vegetais, é denominada teoria endossimbionte.
Resposta: As mitocôndrias são organelas celulares encontradas na maioria das células eucarióticas. As mitocôndrias surgiram de um processo de endossimbiose entre um organismo aeróbico e um anaeróbio.
Origem evolutiva dos cloroplastos Acredita-se que os cloroplastos tenham se originado de organismos procariontes fotossintéticos (algas azuis), que se instalaram em células primitivas eucariontes aeróbicas por endossimbiose.
As organelas membranosas surgiram de duas formas distintas. Acredita-se que elas surgiram a partir da invaginação da membrana plasmática que assumiu determinada função, ou seja, ocorreu a formação de um bolsão em direção ao interior da célula pela membrana. E a outra é explicada pela teoria da Endossimbiose.
As mitocôndrias, cujo número varia de dezenas até centenas, dependendo do tipo de célula, estão presentes praticamente em todos os seres eucariontes, sejam animais, plantas, algas, fungos ou protozoários.
As cristas mitocondriais são responsáveis por garantir o aumento da superfície da membrana interna. Nessa crista, é possível perceber a presença de enzimas e também outros componentes que são importantes no processo de respiração celular.
As mitocôndrias possuem a PLASTICIDADE MITOCONDRIAL é a capacidade que as mitocôndrias têm de alterar os seus tamanhos e formas e de serem movimentadas no interior das células.
O número de mitocôndrias varia de uma célula para outra, porém, normalmente, observam-se centenas de mitocôndrias em uma única célula. Um número maior é observado em células que apresentam grande atividade metabólica. Além disso, as mitocôndrias acumulam-se nos locais do citoplasma que possuem maior gasto de energia.
A origem das mitocôndrias Toda mitocôndria surge da reprodução de uma outra mitocôndria . Quando a célula vai se dividir, suas mitocôndrias se separam em dois grupos mais ou menos equivalentes, que se posicionam em cada um dos lados do citoplasma.
A origem das mitocôndrias, e também dos cloroplastos, é explicada por meio da teoria endossimbionte.
As mitocôndrias ovulares, que se multiplicam sempre que a célula se reproduz, são as ancestrais de todas, as mitocôndrias presentes em nossas células. Muitos cientistas estão convencidos de que as mitocôndrias são descendentes de seres procariontes primitivos que um dia se instalaram no citoplasma das primeiras células eucariontes.
Vai ter auxílio emergencial em 2023?
Quais são os piores países do mundo para se viver?
Como imprimir boleto do imposto de renda atrasado?
Quais os impactos da cultura digital no ambiente familiar?
Quanto menor a resistência maior o aquecimento?
O que torna uma pessoa infértil?
O que pode ser fraqueza constante?
Qual a fruta seca mais saudável?
Como é a sociedade capitalista?
O que é redistribuição de servidor público?
Onde ocorre a respiração anaeróbica?
Porque o churrasco é cancerígeno?
Quantos kWh gera uma placa solar de 590W?
O que acontece com empresa inapta?
Qual é a tartaruga mais rara do mundo?
Quantos bpm é normal em repouso?