Poliploides podem surgir pela duplicação de células somáticas e pela fusão de gemetas citologicamente não reduzidos, sendo essa última à forma mais comum na natureza (DE WETT, 1971). ... Dois grandes grupos formam os poliploides.
Popliplóides podem surgir pela duplicação de células somáticas ou sexualmente, pela fusão de gametas citologicamente não reduzidos. Células poliplóides ocorrem freqüentemente entre células diplóides nos tecidos vegetativos da maioria das plantas (DE WET, 1971).
Triploides (3n) são estruturas vegetais autopoliploidia com mutação genômica tendo três genomas idênticos (3n - AAA).
1.1.1 - Causas da poliploidia A ausência de redução meiótica é uma das causas mais frequentes da poliploidia. Neste caso, os gâmetas não reduzidos ficam com o dobro do genoma esperado e quando fertilizados por um gâmeta reduzido ocorre a formação de um zigoto com maior ploidia.
A alteração é múltiplo exato do número haplóide (n). A triploidia provavelmente resulta de falha de uma das divisões da maturação no ovócito ou, geralmente, no espermatozóide. Os tetraplóides sempre são 92, XXXX ou 92, XXYY, resultantes em geral de uma falha da conclusão de uma divisão por clivagem inicial do zigoto.
A poliploidia também pode ser induzida artificialmente por processos de junção de núcleos, através da fusão de protoplastos, ou com uso de agentes químicos capazes de atuar em diferentes pontos do ciclo mitótico, alterando sua via padrão (Figura 4).
O prefixo auto e utilizado quando o poliplóide em questão apresenta as seguintes características: Um autopoliplóide é aquele no qual o correspondente diplóide é uma espécie fértil , que reúne genomas idênticos e que apresenta apenas associações multivalentes na meiose.
As plantas tetraplóides são normalmente obtidas pelo tratamento de sementes ou plântulas diplóides com colchicina, o qual constitui uma das técnicas mais utilizadas para a duplicação do número cromossômico de espécies vegetais.
Erros na meiose fazem com que o ovócito, normalmente haploide, apresente-se com dois conjuntos cromossômicos e, ao ser fecundado pelo espermatozoide, torna-se triploide.
RESUMO GERAL A triploidização é uma ferramenta interessante para produzir peixes estéreis.
Em cerca de 80% de todas as plantas com flores, os animais são os responsáveis pela polinização. Tipos de Polinização. A polinização pode ser classificada de acordo com o agente polinizador: Anemofilia: Quando a polinização ocorre através do
Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa. Para que ocorra a polinização cruzada é necessária a presença de um agente polinizador. Ele é o responsável pela transferência do pólen entre as partes masculinas e femininas da flor. Os agentes polinizadores podem ser componentes bióticos ou abióticos.
A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa. Para que ocorra a polinização cruzada é necessária a presença de um agente polinizador.
Nesse tipo de polinização, o grão de pólen flua ou boia até encontrar o estigma. Entomofilia: Quando os insetos são os agentes polinizadores. Pode ser realizada por abelhas, moscas, besouros, borboletas e vespas. Os insetos são atraídos pela cor e odor das flores.
Pode ficar tirando a tomada da TV?
Como calcular a concentração de equilíbrio?
Quanto custa uma água mineral na Argentina?
O que causa epilepsia em uma pessoa?
Qual foi o resultado das Guerras Púnicas?
Como aprender a mastigar depois de colocar dentadura?
Qual a diferença entre católico e protestante?
Quem responde por responsabilidade civil?
O que fazer para aumentar a alcalinidade da água?
Quais as vantagens da estrutura metálica em relação ao concreto armado?
O que acontece se jogar sal na Terra?
É legal trabalhar Natal e Ano Novo?
O que é movimento na música clássica?
Quais são as etapas principais da logística de distribuição?