A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta.
Os humanos saíram da África há mais de 100.000 anos carregando seus parasitos, e dentre eles, o piolho.
A infestação dos piolhos principais é causada por um insecto minúsculo chamado o capitis do humanus do Pediculus. A infestação dos piolhos pode afectar a cabeça, o corpo (por corporis da variedade do humanus do Pediculus) e o virilha (púbis de Pthirus).
Itens compartilhados entre amigos ou familiares, como roupas, fones de ouvido, escovas de cabelo, pentes, enfeites de cabelo, toalhas, cobertores, travesseiros e brinquedos de pelúcia. O contato sexual com pessoas que tenham piolho na região pubiana também pode causar o surgimento do problema.
PIOLHO PULA Nádia Almeida, Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe (PR), o contágio é feito pelo contato entre humanos. Como as crianças, muitas vezes, se abraçam ou estão bem próximas umas das outras, esses insetos podem andar até alcançar um novo hospedeiro.
As crianças são vítimas mais atraentes para os piolhos porque têm um contato físico muito maior entre si, principalmente em creches e escolas. Nesses locais é bastante comum, por exemplo, a garotada dividir bonés, pentes, escovas, almofadas…
Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo.
A pediculose é mais comum em crianças em idade escolar, sendo ocasional o encontro de piolho em adultos. Ao contrário do que muitos acreditam, piolhos não são sinal de má-higiene pessoal. É um mito acreditar que eles prefiram cabelos sujos.
Como entre os adultos esse contato entre várias pessoas é menor, os insetos não se propagam com tanta facilidade. Por isso, essa praga, que costuma ser um problemão durante a infância, quase sempre some da vida de quem vai ficando mais velho.
Ter cabelo longos também é um fator de risco, especialmente se não estiver amarrado", explica. Por isso, segundo ela, as crianças pegam mais piolho do que pessoas de outras idades. Morar com muita gente também aumenta o risco. Entre adolescentes, o uso do smartphone também facilita a transmissão da doença.
Obra do cientista tcheco Stanislau von Prowazek e do brasileiro Henrique da Rocha Lima, um dos fundadores da USP. Prowazek, porém, morreu de tifo três semanas após publicar o artigo em que revela o papel do piolho na transmissão, mesmo que manipulasse os insetos com luva, máscara e jaleco.
Os piolhos infectados eram, então, novamente alimentados com sangue humano por mais cinco dias – somente por funcionários imunizados ou que já haviam tido a doença – até ficarem vermelhinhos – sinal de que podiam ter seus intestinos, agora cheios de bactérias, retirados.
Henryk Szpilman escreveu em seu livro de memórias O Pianista, adaptado para o cinema em 2002, que os piolhos “caíam do teto, aglomeravam-se sobre as calçadas e escadas”. No inverno, sob temperaturas que chegavam a -20 ºC, os pacientes eram escondidos da Gestapo, a polícia secreta alemã, atrás de passagens falsas, em porões e em sótãos.
Como surgiu a Igreja Católica Romana?
Como funciona o processo de locação de imóvel?
O que é o Sistema Positivo de Ensino?
Como o combustível chega até a câmara de combustão?
Como trabalhar com o Microsoft Planner?
Quem foi que criou a Administração?
Como trabalhar números na educação infantil?
O que dá para fazer com fio de malha?
Como ocorre o processo de execução?
Como trabalhar com banco de horas no Excel?
Como foi o início do trabalho no Brasil?
Como trabalhar gráficos na educação infantil?
Qual o procedimento de execução?
Como faço pro meu PS2 ler pen drive?
Como começar um delivery de açaí?