O melhor caminho, então, é esquecer a culpa e encarar a realidade, pois essa postura faz o casal enxergar e considerar as reais possibilidades que podem surgir, seja através de ajuda médica ou adoção, por exemplo. Apesar do apoio principal estar um no outro, o casal não deve deixar de buscar as ajudas específicas.
A princípio, um casal é considerado infértil quando, após de 12 a 18 meses de relações sexuais frequentes e regulares, sem nenhum tipo de contracepção, não consegue a gestação. Entretanto, esse período pode variar de acordo com a idade da mulher e a ansiedade do casal.
Conversa… essa é a palavra chave para essa situação. O casal deve negociar e a parte (homem ou mulher) que deseja tanto aumentar a família deve expor os seus sentimentos. Dizer o porquê do desejo tão forte de ter um bebê naquele momento e os prós que a condição de pais traz.
É pouco se pensarmos que só no Brasil, 37% das mulheres não quer ter filhos. Isso é o que aponta pesquisa global realizado pela farmacêutica Bayer, com apoio da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e do Think about Needs in Contraception (TANCO).
Para as mulheres, a idade e a ovulação irregular são os maiores vilões. Medicamentos, problemas anatômicos, DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis e o estilo de vida são outras fatores que impedem um casal de realizar o sonho de ter filhos.
Existem diversos outros fatores que podem causar a infertilidade de uma pessoa. No caso das mulheres podem ocorrer: problemas na ovulação, alterações tubárias ou no útero, endometriose. Já nos homens os problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides são os principais culpados.
9 coisas para pensar e fazer antes de planejar a gravidez
15 coisas que você precisa saber antes de ter um bebê
Não ter filhos não é sinônimo de infelicidade. Passe mais tempo com pessoas queridas, tome um banho relaxante, dedique-se aos seus hobbies e faça coisas prazerosas. Você não precisa ter crianças em casa para ter uma vida positiva, plena e feliz. Se estiver dentro das suas possibilidades financeiras, pense na possibilidade de adotar uma criança.
Saber que filhos não vão fazer parte da sua existência é um fato que precisa ser interiorizado e aceito para que você possa seguir em frente. De modo consciente, tente incorporar essas práticas no dia a dia:
Hoje, no entanto, gostaria de falar sobre a pressão que um casal vive para ter um filho, mas, por inúmeras razões (infertilidade orgânica, transitória e até mesmo esterilidade), não conseguem, gerando assim uma situação de possível e grande sofrimento.
Como descobrir a taxa de juros no Excel?
Como deixar a parede lisa sobre o azulejo?
Como se chama a pessoa que fala poucas palavras?
Como é feito o diagnóstico da gastrite?
Qual é o crime de quem falsifica documentos?
Como se chama o conjunto de texto?
Como se chama o documento que mostra a relação entre os indicadores do BSC?
Quem foram os personagens cômicos por levar a arte da mímica para o mundo?
Como se chama o cão de Asterix?
Como chama o desenho de uma pessoa?
Qual o valor da passagem de Vitória da Conquista para Ilhéus?
Qual o termo técnico para infecção urinária?
Como fala vacina em português de Portugal?