O melhor caminho, então, é esquecer a culpa e encarar a realidade, pois essa postura faz o casal enxergar e considerar as reais possibilidades que podem surgir, seja através de ajuda médica ou adoção, por exemplo. Apesar do apoio principal estar um no outro, o casal não deve deixar de buscar as ajudas específicas.
A princípio, um casal é considerado infértil quando, após de 12 a 18 meses de relações sexuais frequentes e regulares, sem nenhum tipo de contracepção, não consegue a gestação. Entretanto, esse período pode variar de acordo com a idade da mulher e a ansiedade do casal.
Conversa… essa é a palavra chave para essa situação. O casal deve negociar e a parte (homem ou mulher) que deseja tanto aumentar a família deve expor os seus sentimentos. Dizer o porquê do desejo tão forte de ter um bebê naquele momento e os prós que a condição de pais traz.
É pouco se pensarmos que só no Brasil, 37% das mulheres não quer ter filhos. Isso é o que aponta pesquisa global realizado pela farmacêutica Bayer, com apoio da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e do Think about Needs in Contraception (TANCO).
Para as mulheres, a idade e a ovulação irregular são os maiores vilões. Medicamentos, problemas anatômicos, DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis e o estilo de vida são outras fatores que impedem um casal de realizar o sonho de ter filhos.
Existem diversos outros fatores que podem causar a infertilidade de uma pessoa. No caso das mulheres podem ocorrer: problemas na ovulação, alterações tubárias ou no útero, endometriose. Já nos homens os problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides são os principais culpados.
9 coisas para pensar e fazer antes de planejar a gravidez
15 coisas que você precisa saber antes de ter um bebê
Não ter filhos não é sinônimo de infelicidade. Passe mais tempo com pessoas queridas, tome um banho relaxante, dedique-se aos seus hobbies e faça coisas prazerosas. Você não precisa ter crianças em casa para ter uma vida positiva, plena e feliz. Se estiver dentro das suas possibilidades financeiras, pense na possibilidade de adotar uma criança.
Saber que filhos não vão fazer parte da sua existência é um fato que precisa ser interiorizado e aceito para que você possa seguir em frente. De modo consciente, tente incorporar essas práticas no dia a dia:
Hoje, no entanto, gostaria de falar sobre a pressão que um casal vive para ter um filho, mas, por inúmeras razões (infertilidade orgânica, transitória e até mesmo esterilidade), não conseguem, gerando assim uma situação de possível e grande sofrimento.
Quanto tempo leva para emitir a CNH simplificada?
Como tirar deslize para desbloquear?
Como funciona a prova de exame da Uninter?
Como comprar mais de um produto na AliExpress?
Pode usar álcool 70% em queimaduras?
Como gerar guia para pagamento do ITR?
Quais são as regras para um estágio supervisionado?
Como conseguir contracheque de empresa privada pela internet?
Como pagar passagem aérea no boleto Latam?
Como funciona um forno de fogão a lenha?
Como tirar gordura velha da panela de inox?
Como funciona o frete para vendedor na Amazon?
Como pagar luz com auxílio emergencial?
Como cobrar frete no PagSeguro?
Como pagar taxa de incêndio atrasada?
Como fazer um financiamento da faculdade pela Caixa?
Quanto tempo os árabes ficaram na península Ibérica?