A adição e a subtração de frações são divididas em dois casos. O primeiro envolve apenas frações com denominadores iguais e o segundo envolve frações com denominadores diferentes. Os cálculos no primeiro caso são fáceis, bastando somar os numeradores e repetir o numerador no resultado.
A Adição e Subtração de Frações é feita somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.
Subtração de frações: denominadores iguais Se eles forem iguais, a regra é somar e conservar o sinal. Já para os sinais diferentes, subtrair e conservar o sinal do maior número.
Adição e subtração de frações com denominadores iguais
Na hora de fazer a subtração de frações ou diferença de frações, a regra do mesmo denominador segue validada. Para a operação com fração em que já existe um denominador comum, basta subtrair os numeradores e manter os denominadores do número fracionário.
Adição. Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores. Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.
Na hora de fazer a subtração de frações ou diferença de frações, a regra do mesmo denominador segue validada. Para a operação com fração em que já existe um denominador comum, basta subtrair os numeradores e manter os denominadores do número fracionário.
É importante lembrar que nas frações, o termo superior é chamado de numerador enquanto o termo inferior é chamado de denominador. Na multiplicação de frações basta multiplicar um numerador pelo outro e, de seguida, um denominador pelo outro. A multiplicação é feita dessa forma independentemente do número de frações. Como fazer no caso abaixo?
A Multiplicação e Divisão de Frações são operações que, respectivamente, simplificam a soma de numeradores e representam as partes de um todo, ou seja, de um número inteiro. Elas podem ser feitas mediante a utilização de duas regras. Vamos a elas! É importante lembrar que nas frações,...
Nessa situação temos a multiplicação de uma fração por um número natural. Para resolvê-la devemos multiplicar o número natural pelo numerador da fração e repetir o denominador. Se cada pote possui 3/4 kg de achocolatado, 8 potes teriam um total de 6 kg.
Para realizar, enfim, o cálculo, temos dois importantes números presentes na estrutura: o valor em cima é chamado de numerador e o debaixo denominador. Primeiramente, as somas entre frações necessitam, de princípio, identificar se os denominadores, número 3 no exemplo acima, são iguais.
Qual a diferença entre o PIS e o NIS?
Como é o nome do polvo do Piratas do Caribe?
Como são classificadas as equações de segundo grau?
Porque impermeabilizar o muro de arrimo?
Quem tá de dieta pode comer pão francês?
O que é soro glicosado para que serve?
O que pode substituir a palavra raiva?
Quais são os dois tipos de células quanto à sua organização?
Qual a corrida mais longa do Brasil?
O que comer para limpar o pulmão?
O que quer dizer Ensino Médio incompleto?
Onde se hospedar em Dubai custo benefício?
O que precisa para ser inspetor de pintura?
O que Deus fala sobre esquecer o passado?
Quanto tempo Histamin leva para dar sono?