Se sua casa é bem abaixo do nível da rua, uma possível solução seria, coloque um escoadouro com grade para não obstruir a passagem, e direcione a tubulação para algum local que poça ser feito esse desague, como por exemplo: passar a tubulação no terreno do vizinho de baixo ou de traz ate uma sarjeta próxima.
Saiba como proteger sua casa de inundaçõesConheça bem sua região. Terrenos rebaixados são propícios a inundações, já que as chuvas que chegam às partes mais altas do entorno atingem tais áreas depois de um certo tempo. ... Fique de olho na manutenção. ... Instale sistemas de drenagem. ... Faça a sua parte. ... Invista em proteção.
Como combater as enchentes?Construção de sistemas eficientes de drenagem;Desocupação de áreas de risco;Criação de reservas florestais nas margens dos rios;Diminuição dos índices de poluição e geração de lixo;Planejamento urbano mais consistente.
– Barragens (seguram as águas quando elas subirem); – Piscinões (reservatórios que armazenam o excesso de água); – Canalização de córregos (impede que o lixo seja jogado nos córregos); – Desassoreamento dos rios (aumenta a profundidade do rio, retirando terra de seu leito).
Construir barreiras permanentes. Colocar uma barreira permanente em torno da estrutura em questão pode impedir que as águas da inundação cheguem a ela. Tais barreiras devem ser construídas usando um paredão de concreto ou alvenaria, ou usando um dique feito de camadas compactadas de solo com um núcleo impermeável.
45 curiosidades que você vai gostar
Para evitar as enchentes, é necessário que os locais contenham um bom sistema de drenagem pluvial. Isso inclui bocas de lobo ou bueiros livres para que as águas das ruas sejam drenadas e encaminhadas para os rios.
Ações conjuntasPlantação de vegetações em torno dos rios;Construção de um concreto mais poroso para absorção da água;Limpeza de bueiros de forma com que a água possa escoar sem nenhuma obstrução;Bueiros inteligentes que possuem uma espécie de filtro que impedem o entupimento dos mesmos;
Continue a leitura:Limpeza de bueiros. Nos grandes centros urbanos, a maior parte da água da chuva escoa pela rede pluvial através dos bueiros. ... Piscinões. Uma solução relativamente barata de infraestrutura que ajuda e evitar enchentes são os chamados “piscinões”. ... Vegetação. ... Pisos permeáveis. ... Evitando enchentes.
Os mais comuns são rodas de água, moinhos de vento, carneiros hidráulicos e bombas d água.Rodas de água. Para que as rodas de água apresentem viabilidade, na propriedade, deve haver uma queda d água com desnível. ... Bombas d água. ... Moinhos de vento. ... Carneiros hidráulicos.
Para corrigir apenas a infiltração, caso o piso atual tenha sido assentado com um espaçamento (junta) de no mínimo dois milímetros entre as peças, pode-se refazer o rejuntamento com um produto flexível adequado, inclusive no rodapé, o que evitará que a água infiltre no piso e na laje e vaze no andar inferior.
Bomba d água para drenagem
Os modelos mais adequados para essa situação são as bombas submersíveis, que também podem ser utilizadas para trabalhos de rebaixamento de lençol freático, captação flutuante de água bruta, estações de tratamento de água, além de aplicações diversas na construção civil e indústria.
Apenas para conceitualizar, impermeabilizar o solo significa fazê-lo perder sua capacidade de absorver água. E essa impermeabilização do solo tem aumentando exponencialmente em decorrência do crescimento desordenado e sem planejamento das cidades.
Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.
Quando o volume de escoamento superficial gerado ultrapassa a capacidade de escoamento dos cursos d água que drenam as cidades, acorrem as inundações. Ou seja, os sistemas de drenagem urbana têm a função de prevenir possíveis inundações, principalmente nas áreas mais baixas das cidades sujeitas aos alagamentos.
As medidas começam com a limpeza mais frequente – passarão de bimestrais para quinzenais – dos ramais, galerias e bocas de lobo nos locais de maior risco; passam pela permissão, no período de enchentes, do deslocamento de equipes entre as regiões das subprefeituras para atender situações de emergência e/ou demanda ...
Para minimizar estes volumes, tradicionalmente são construídas redes de drenagem em algumas áreas, visando direcionar a água até um local de descarga – rio, lago, córrego ou uma estação de tratamento de esgoto. Porém, essas possuem uma vazão máxima de transporte, que é baseada nas características hidrológicas locais.
As causas das inundações
As inundações ocorrem quando o solo e a vegetação não conseguem mais absorver toda a água, assim a água corre pela superfície em quantidades tão grandes que não conseguem ser absorvidas por canais ou não podem ser retidas por reservatórios de água construídos pelo homem.
Qual das medidas abaixo contribui para reduzir os efeitos negativos das inundações? A eliminação de represas e barragens do leito do rio. A remoção da vegetação que acompanha as margens do rio. A impermeabilização de áreas alagadiças adjacentes aos rios.
A impermeabilização dos solos aumenta o risco de inundações e de escassez de água, contribui para o aquecimento global, coloca em risco a biodiversidade e é motivo de especial preocupa- ção quando afeta terrenos agrícolas férteis.
A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).
A impermeabilização do solo ocorre quando ele perde a capacidade de absorção da água. Este processo acontece principalmente nas cidades.
A rede de drenagem pluvial funciona pelo escoamento da água através da pressão atmosférica, sem bombeamento. “A água simplesmente sai do ponto mais alto para o mais baixo.
A Drenagem de Águas Pluviais consiste em um conjunto de obras que visam realizar o escoamento adequado das águas de chuva, com receptores e tubulações de acordo com cada área.
Tipos de drenagemEndorreica: São os rios que deságuam em outro lago ou rio.Exorreica: São os rios que deságuam no mar.Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)
Como tratar Parkinson com fisioterapia?
Como saber qual é o meu tipo de diabetes?
Quanto tempo dura uma crise aguda de gota?
Como verificar meu domínio Facebook?
Como acabar com cravo no dedo da mão?
Como tratar uma cabeça de boi?
Como saber o modelo de processador?
Qual a diferença entre Mesomorfo ectomorfo e Endomorfo?
Como saber qual combustível vale a pena?
Como identificar os triângulos?
Qual exame para saber se tem pedra nos rins?
Como saber como vou ficar de cabelo curto?
Como saber se uma encomenda está no correio?