O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances, os vinhos brancos costumam ser servidos gelados e os tintos em temperatura ambiente. Mas, nenhum vinho deve ser servido além de 20ºC, pois, a uma temperatura dessas a evaporação do álcool será intensa.
Quando o vinho está muito quente, o álcool se sobressai e sua experiência com a bebida será ruim. Por outro lado, se o vinho estiver frio demais, seus aromas podem desaparecer completamente. Leia nosso guia básico de vinhos tintos e saiba em quais temperaturas podemos servi-los.
A faixa de 18ºC é a temperatura considerada limite por alguns especialistas para qualquer tipo de vinho ser bem servido. Nessa linha, podem ser mantidos os tintos considerados mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon.
Quanto maior o grau de acidez, maior deve ser a temperatura no interior da adega para vinhos. A faixa de 18ºC é a temperatura considerada limite por alguns especialistas para qualquer tipo de vinho ser bem servido.
Chardonnays: 8° – 10°C (dependendo do seu amadurecimento em barrica); Pinot Noir: 14° – 16°C (dependendo da acidez); Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenere e Syrah: 18° – 19°C.
Para obter todos os benefícios do vinho para a saúde, a melhor opção é o vinho tinto seco. Embora o branco também tenha muitas propriedades, o seu processo de elaboração não contempla as cascas e as sementes (elas são retiradas), que são a maior fonte de polifenóis da uva.
Logo, servir um vinho gelado ou quente pode ser algo relativo a sua região (e inclusive ao seu ar-condicionado). Lembre-se: um vinho gelado pode voltar a temperatura ambiente sem sofrer nenhum dano. Portanto, se o vinho gelou demais, aguarde até que ele volte a temperatura ambiente.
No inicio eu achava que deveria ser gelado e que ficaria melhor gelado, mas com o tempo, provando os vinhos na temperatura correta, pude ir percebendo a enorme diferença. Dica: se o vinho tinto, ao mexer a taça a taça embaçar é porque ele está frio demais.
Faça o mesmo na sua. Para os tintos que pedem temperaturas mais altas do que 12ºC, deixe-os gelar na porta por um período de, no máximo, duas horas. Mas evite manter vinhos por muitos dias na geladeira, pois a vibração não fará bem ao líquido. É aconselhável usar um balde com gelo e água gelada.
Coloque a garrafa de vinho tinto na porta da geladeira ou na prateleira mais baixa por uns 20/25 minutos antes de servir, assim ela deverá alcançar uma temperatura que valorize o líquido. Leve em consideração que a maioria das geladeiras é capaz de abaixar a temperatura de um líquido em 2 graus a cada 10 minutos.
Como fazer rosas de papel de seda passo a passo?
Como validar certidao de casamento no Brasil?
Como fazer para o lápis preto não borrar?
Como saber quanto de internet tenho na Oi?
Quais são os recursos cabíveis no Juizado Especial Cível?
Como ver saldo do Passe Legal?
Como calcular o tamanho de um planeta?
Como entrar com recurso em edital?
Quais os regimes de cumprimento de pena previstos na legislação brasileira?
Como reconhecer uma unidade de disco?
O que significa recolhimento abaixo do valor mínimo?
Como é feito o desconto da passagem do trabalhador?
Como se escreve tosse ou tossir?