O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances, os vinhos brancos costumam ser servidos gelados e os tintos em temperatura ambiente. Mas, nenhum vinho deve ser servido além de 20ºC, pois, a uma temperatura dessas a evaporação do álcool será intensa.
Quando o vinho está muito quente, o álcool se sobressai e sua experiência com a bebida será ruim. Por outro lado, se o vinho estiver frio demais, seus aromas podem desaparecer completamente. Leia nosso guia básico de vinhos tintos e saiba em quais temperaturas podemos servi-los.
A faixa de 18ºC é a temperatura considerada limite por alguns especialistas para qualquer tipo de vinho ser bem servido. Nessa linha, podem ser mantidos os tintos considerados mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon.
Quanto maior o grau de acidez, maior deve ser a temperatura no interior da adega para vinhos. A faixa de 18ºC é a temperatura considerada limite por alguns especialistas para qualquer tipo de vinho ser bem servido.
Chardonnays: 8° – 10°C (dependendo do seu amadurecimento em barrica); Pinot Noir: 14° – 16°C (dependendo da acidez); Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenere e Syrah: 18° – 19°C.
Para obter todos os benefícios do vinho para a saúde, a melhor opção é o vinho tinto seco. Embora o branco também tenha muitas propriedades, o seu processo de elaboração não contempla as cascas e as sementes (elas são retiradas), que são a maior fonte de polifenóis da uva.
Logo, servir um vinho gelado ou quente pode ser algo relativo a sua região (e inclusive ao seu ar-condicionado). Lembre-se: um vinho gelado pode voltar a temperatura ambiente sem sofrer nenhum dano. Portanto, se o vinho gelou demais, aguarde até que ele volte a temperatura ambiente.
No inicio eu achava que deveria ser gelado e que ficaria melhor gelado, mas com o tempo, provando os vinhos na temperatura correta, pude ir percebendo a enorme diferença. Dica: se o vinho tinto, ao mexer a taça a taça embaçar é porque ele está frio demais.
Faça o mesmo na sua. Para os tintos que pedem temperaturas mais altas do que 12ºC, deixe-os gelar na porta por um período de, no máximo, duas horas. Mas evite manter vinhos por muitos dias na geladeira, pois a vibração não fará bem ao líquido. É aconselhável usar um balde com gelo e água gelada.
Coloque a garrafa de vinho tinto na porta da geladeira ou na prateleira mais baixa por uns 20/25 minutos antes de servir, assim ela deverá alcançar uma temperatura que valorize o líquido. Leve em consideração que a maioria das geladeiras é capaz de abaixar a temperatura de um líquido em 2 graus a cada 10 minutos.
Como conseguir Simoleons no SimCity Mobile?
Como a criatividade pode ser fomentada nas empresas?
Como era o funcionamento das feiras medievais?
Como ganhar cartas lendárias Clash?
Como funciona as folgas do Exército?
Como ganhar créditos de graça no celular da Claro?
Como conseguir internet claro grátis?
Como fugir de casa pra morar com o namorado?
Como funciona a assinatura da Amazon Prime?
Como funciona o corta cura lol?
Como funciona o CDB de liquidez diária do Banco Inter?
Como investir nas ações do Magazine Luiza?
Como funciona o cashback do Abastece Aí?