“Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor”, afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.
Seríamos o país do empreendedorismo, com grandes shoppings, mas também empresas independentes. Por outro lado, seríamos formados por uma população ainda mais conservadora e preconceituosa, com fortes influências estadunidenses.
O Brasil pré-cabralino era habitado por povos de uma imensurável diversidade cultural que se perdeu ao longo da colonização. Só para ilustrar, milhões de nativos habitavam o território hoje chamado de Brasil. ...
A nossa língua oficial seria o Inglês. O português seria trocado por uma das línguas estrangeiras mais faladas no mundo. O Brasil poderia ter os seus “Neymares, Gabigols, Ronaldinhos e Pelés” só que de outro tipo de esporte, o Rugby. Poderíamos ser lembrados como o país do futebol e também do Rugby.
Já havia no País uma elite formada que controlava grande parte do comércio. Contudo, se a independência não fosse declarada e Portugal retomasse o controle total do comércio brasileiro, haveria um abalo momentâneo na estrutura econômica da colônia, desagradando à elite local.
O continente teria uma grande mistura de países ricos e pobres, dependentes dos muitos recursos locais e da inteligência, e caprichos, dos governantes. Mas, na maioria dos casos, a riqueza nacional será verdadeiramente “nacional”. Seria uma forma de comunalismo.
O território seria temperado com muitas línguas e culturas. Os astecas construiriam uma grande metrópole, mas manteriam vilarejos agrícolas no interior. Os incas seriam urbanos, mas suas cidades seriam menos monumentais. As maiores mudanças em relação à América que conhecemos hoje seriam religiosas e sociais.
Caso o Brasil holandês tivesse continuado, e se expandido por todo o nosso território atual, talvez tivéssemos virado um Suriname gigante. O menor país da América do Sul, e único a ter holandês como língua oficial, fica encravado entre as guianas, fazendo fronteira com o Amapá e o Pará, e tem apenas 575 mil habitantes.
A nossa língua oficial seria o Inglês. O português seria trocado por uma das línguas estrangeiras mais faladas no mundo. O Brasil poderia ter os seus “Neymares, Gabigols, Ronaldinhos e Pelés” só que de outro tipo de esporte, o Rugby. Poderíamos ser lembrados como o país do futebol e também do Rugby.
Como calcular porcentagem peso por peso?
Como fazer um call pelo celular?
Qual a melhor marca de autobronzeador?
O que pode cortar o efeito da injeção mensal?
Quanto custa um iPad fora do Brasil?
Como devem ser feitos os procedimentos de cobrança?
Quais as principais vantagens da Rede Cegonha?
O que significa o princípio constitucional da universalidade da jurisdição?
Como se chama o pão francês no Rio de Janeiro?
Quem é o filho do Bartosz Dark?
Como calcular a área de um retângulo com 4 lados diferentes?
Quantos gigas tem uma placa de vídeo boa?
Qual é a idade de Himiko toga?
Pode acender vela branca no domingo?
Qual a diferença de idade entre Ravi e Raika?
Quais os principais sistemas envolvidos na homeostase?