A partir dessa dissolução, o material que foi dissolvido na água pode ser separado dos demais sólidos por uma filtração simples. A filtração simples, assim como a decantação e a centrifugação, é um processo para separar sólidos de líquidos. No caso da filtração, o sólido é separado por meio de papéis de filtro.
Floculação, decantação, filtração, cloração, fluoretação, laboratório e bombeamento.
Para separar as partículas sólidas em suspensão num líquido, através de um filtro. O filtro retém as partículas sólidas (RESÍDUO) e permite a passagem do líquido (FILTRADO). Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam homogeneamente). Ex.: AZEITE + ÁGUA.
A separação de mistura é um importante procedimento, de natureza física (não modifica a natureza da matéria), realizado rotineiramente em laboratório de química. Dependendo da natureza do sistema, esta poderá ser feita principalmente através dos processos abaixo:
Por exemplo, a uma mistura formada por areia e cloreto de sódio (NaCl) podemos adicionar água (o solvente) porque sabemos que o cloreto de sódio é solúvel em água, mas a areia, não. Como apenas o cloreto de sódio dissolve-se em água, dizemos que ocorreu uma dissolução fracionada.
O cloreto de sódio cristalizado é utilizado na indústria como matéria-prima para produção de diversos produtos químicos, como a soda cáustica e o gás hidrogênio. Porém, o cloreto de sódio é obtido inicialmente na forma de sal grosso, a partir da evaporação da água do mar.
O que é a Psicossomatica para a psicologia?
Faz-se mister ou se faz mister?
Como ir bem na entrevista de emprego?
O que significa a gestão de conhecimento intangível?
Como mentalizar energia positiva?
Como interpretar imagem de satélite?
Como mesclar uma célula no Google Drive?
Como configurar o DPI de uma imagem?