* O vocábulo área, no Michaelis separa e no Houaiss não. Normalmente quando a palavra termina com ditongo crescente não se separa. Exceções: Palavras terminadas em hiato 'e-a'; com a sílaba anterior acentuada são indivisíveis. Exemplos: co-le-tâ-nea.
O outro fonema vocálico i não é tão forte quanto ele. É a semivogal. Outros exemplos: saudade, história, série. Obs.: os fonemas /i/ e /u/ podem aparecer representados na escrita por "e", "o" ou "m".
Para dividir as sílabas de uma palavras, você deve observar que cada conjunto composto de letras formado uma sílaba representam os sons das palavras e devem ser grafados lado a lado separados com um hífen, como indica o seguinte exemplo: coração → co-ra-ção.
É importante compreender as regras de divisão silábica das palavras da língua portuguesa, esse exercício é muito importante para compreender como as letras se juntam para a formação das palavras.
Ao passo que as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç, xc, xs devem ser separadas, observe os exemplo: 2) Quando temos uma consoante muda, ou seja, aquelas que não são seguidas de vogal, ela deve ficar na sílaba da esquerda, veja: Porém, quando ocorrer no início da palavra, essa consoante deve se juntar à primeira sílaba: