Separam-se por hífen as palavras compostas por justaposição que não contêm elementos de ligação. – decreto-lei, tio-avô, luso-brasileiro, obra-prima, guarda-chuva, primeiro-ministro, conta-gotas, afro-brasileiro, arco-íris, sul-africano…
Palavras escritas com hífen, quando separadas no local da inserção do hífen, devem ser marcadas com dois traços: um traço ao final da linha e outro no início da linha seguinte. Vamos supor que ao escrever a palavra “mal-educado”, por exemplo, você precisou separá-la justamente onde há hífen, depois de escrever “mal”.
O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.
Deve-se separar
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc. Na divisão silábica, os casos citados devem ser separados. Vogais de hiatos (duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas) também precisam ser divididas.
25 curiosidades que você vai gostar
As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as. Os ditongos e tritongos devem pertencer a uma única sílaba. Então, não se esqueça disso: nunca os separe.
Aglutinação e justaposição
Observe estes exemplos de justaposição: gira + sol = girassol. passa + tempo = passatempo. couve + flor = couve-flor.
O ideal é que o aluno faça a separação silábica com um traço simples, continuando a palavra na outra linha. “Você deve separar e, se não couber ao lado da palavra, pode colocar o traço embaixo, porque é como se o hífen estivesse ali, mas embaixo da sua linha”, explica o professor Felipe Rodrigues, do NCN Vestibulares.
Quando uma palavra não cabe toda na mesma linha, temos de a dividir, ficando uma parte na mesma linha e outra na seguinte. Assim, esta mudança de linha chama-se translineação. O processo de translineação dá-se quando na escrita é necessário dividir uma palavra por ter que se passar para a linha de baixo.
Justaposição é um processo de formação que ocorre quando os radicais das palavras se juntam sem que haja alteração fonética. Couve-flor,salário-família,passatempo e girassol são exemplos de palavras formadas por justaposição.
Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora). Ocorre quando os radicais, ao se unirem, não sofrem alterações.
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas.
Palavras com ss entre vogais (som s)acessível;agressivo;assim;assinar;assistir;associar;assumir;assunto;
S, SS, C ou Ç?O ç e os ss não existem em início de palavras.O c possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. ... Para assumir som de /s/ entre vogais, deve-se colocar os ss – senão a palavra fica com som de /z/.Se a palavra contar com consoante precedida de vogal, nesse caso emprega-se apenas s.
Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. Representa um único som, assumindo o valor fonético /s/: nascer, piscina, descida. Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l. Representando dois sons distintos: descoberta, escrever, ofuscar.
Os encontros consonantais podem ser separáveis, quando ocorrem em sílabas diferentes (rit-mo, al-ge-ma, lis-ta), ou inseparáveis, quando ocorrem na mesma sílaba (cli-en-te, trei-no, plu-ma).
Desse modo, quando a palavra “porém”, originalmente uma conjunção, é utilizada como substantivo, ocorre um caso de derivação imprópria, como nesta frase, em que o substantivo “porém” é usado como sinônimo de “obstáculo”: “Não fique tão animado, pois, na vida, há sempre um porém”.
Derivação parassintética é um tipo específico de derivação, sendo caracterizada pelo acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a uma palavra primitiva. Por exemplo, o vocábulo “envelhecer” é formado pelo prefixo “en-”, mais a palavra primitiva “velho” e o sufixo “-ecer”.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Regras de translineaçãoDígrafos não se separam.Dígrafos de letras iguais podem ser separados.Duas consoantes seguidas não se separam.Consoantes seguidas que compõem sílabas são separadas.Vogais que formam ditongos não se separam.Vogais em hiato se separam.
Uso do hífen
O hífen é o sinal gráfico usado na separação de sílabas e na translineação. Quando é feita a translineação de uma palavra que já apresenta hífen, como uma palavra composta ou um verbo pronominal, ocorre duplicação do hífen: um hífen é o que indica a translineação, o outro é o que já faz parte da palavra.
SEPARAR EM SÍLABASQuantas sílabas tem quando? 2 sílabas.É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.
Quais palavras do nosso vocabulário são de origem estrangeira?
Onde guardar a pasta de amendoim?
Qual continente surgiu a civilização grega?
O que é Malassezia em humanos?
Como tirar o celular do modo demo?
Como usar a tela de bloqueio do Windows 8?
Qual a princesa mais amada da Disney?
Como retirar o tambor de freio?
Quanto custa para tirar o sorriso gengival?
Como acabar com os pelos de cachorro?