Para a agência, todo material que faz contato direto com alimentos ou bebidas (nacionais ou importados) deve estar dentro dos padrões da vigilância sanitária, já que substâncias presentes nessa embalagem podem migrar para o produto a ser consumido.
O alumínio
O alumínio é um material aprovado para uso em contato com alimentos de acordo com a legislação brasileira (RDC n. 20/2007).
Quais são os principais tipos de embalagens?
Muitos fatores influenciam na escolha da embalagem, portanto, as características e comportamentos do produto devem ser analisados, tais como composição, vida útil e armazenamento. Além disso, o alimento reage com as transmissões de luz e de calor e presença de gases e de umidade.
A embalagem para alimentos tem papel fundamental na cadeia produtiva da indústria alimentícia. Além de dar cara ao produto, é ela que o mantém longe de contaminações e também o protege durante seu transporte e estoque.
Muitos fatores influenciam na escolha da embalagem, portanto, as características e comportamentos do produto devem ser analisados, tais como composição, vida útil e armazenamento. Além disso, o alimento reage com as transmissões de luz e de calor e presença de gases e de umidade.
Entre os materiais utilizados na fabricação de embalagens, a pesquisa avaliou quais seriam os preferidos em relação a vários aspectos como a capacidade de proteção dos produtos e aumento de sua durabilidade, capacidade de reciclagem, facilidade de abertura ou fechamento, facilidade de armazenamento, peso, praticidade, ...
Peso, dimensões, grau de resistência, sensibilidade ao calor, entre outras características dos produtos, devem ser observados, a fim de que sejam acondicionados da forma correta. Produto perecíveis, por exemplo, devem ser acondicionados de acordo com as determinações da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).
Diante da grande variedade de embalagens para alimentos disponíveis hoje no mercado, saber qual delas é a mais adequada para determinado produto é um grande desafio dentro da indústria. São inúmeras opções de materiais e processos disponíveis, como plástico, vidro, alumínio, isopor, papel e tantos outros, cada um com suas vantagens e pontos fracos.
Em relação ao acondicionamento de materiais, ela o define como o “elemento ou conjunto de elementos destinados a envolver ou conter produtos embalados ou não, de forma a facilitar operações de movimentação e transporte”.
Alumínio e aço são os dois metais mais comumente utilizados na indústria de alimentos. Muito leves e duráveis, embalagens para alimentos feitas de aço ou alumínio se destacam pela praticidade do transporte e pela durabilidade nas prateleiras.
Como é o funcionamento da energia elétrica?
Como ocorre a brisa marítima e terrestre?
Que remédio caseiro é bom para intoxicação alimentar?
Quantas aulas os alunos de Hogwarts tem por dia?
Quais são os diferentes tipos de Dmid?
Como tratar joelho valgo fisioterapia?
Qual o tratamento para linfonodos no pescoço?
Qual a fisiopatologia do estiramento e como pode ser classificado?
Como organizar uma rouparia de hotel?
Como montar home office em quarto pequeno?
Como se dá o processo de recuperação de uma lesão?
Como funciona o stop limit na Binance?