Sinais para detecção de lipedema, em resumo:
O lipedema é uma situação em que há maior acúmulo de gordura nos membros inferiores, principalmente glúteos e pernas, o que faz com que exista uma desproporção simétrica no corpo. Além do aumento dos membros devido à presença de gordura, é comum que exista inchaço no local, dor ao toque e ao caminhar.
O lipedema é uma síndrome gordurosa dolorosa. É uma doença crônica que afeta, em maioria, as mulheres. É caracterizado por ser bilateral com excesso simétrico de tecido gorduroso, principalmente nas pernas e tornozelos, combinado a uma tendência de inchaço que piora ao ficar em pé.
Para confirmar o diagnóstico de linfedema, o melhor exame é a linfocintilografia.
O tratamento considerado eficaz contra o lipedema é o procedimento cirúrgico que faz a retirada da gordura doente através da aspiração. É uma prática que acontece em etapas, respeitando o intervalo recomendado pelo médico. A quantidade de gordura aspirada também deve estar de acordo com as limitações de cada paciente.
O cirurgião vascular costuma ser o médico mais procurado para o diagnóstico de lipedema, mas, às vezes, ele não está atualizado no assunto. Apesar disso, o diagnóstico definitivo somente pode ser feito por médico.
Não é possível curar os lipedemas só com medicamentos. Um lipedema é tratado com a Terapia Descongestiva Combinada (TDC) com Drenagem Linfática Manual (DLM) e terapia de compressão auxiliar (método conservador), eventualmente em conjunto com um tratamento de Compressão Pneumática Intermitente (CPI).
Como o lipedema surge Fora o fator hormonal, a genética dá a sua contribuição para o surgimento da doença. “Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.
Dois fatores que, somados aos problemas de imagem corporal, geram sentimentos de abatimento, raiva e tristeza, até que a pessoa desenvolva uma depressão. Há tratamento para o lipedema? Assim como assinalamos no início, o lipedema não tem nada a ver com uma má alimentação ou com hábitos de vida pouco saudáveis.
Entenda os estágios do lipedema. Assim como acontece com muitos distúrbios e doenças, o lipedema é frequentemente mais tratável nos estádios iniciais do que nos mais avançados. Essa doença tem quatro fases. No primeiro estágio, a pele ainda estará lisa, e o inchaço pode aumentar durante o dia, mas desaparecerá após um descanso.
O lipedema (também conhecido como “síndrome da inflamação”) é uma doença crônica que afeta mais as mulheres. Caracteriza-se por uma acumulação desequilibrada de tecido gorduroso na região dos quadris.
O lipedema não é tão comum nos homens, mas nos poucos casos conhecidos, experimenta-se uma infamação muito chamativa na área do rosto. Vale assinalar, além disso, que não é um simples problema de obesidade: neste caso, a alimentação ou os hábitos de vida do paciente não têm nada a ver com essa acumulação excessiva de gordura.
Qual o poder da Pedra obsidiana?
Quanto ganha um motoqueiro em Portugal?
Como parabenizar um irmão de sangue?
Como usar aguarrás para limpeza?
Como usar ampola de biotina no cabelo?
Quais são as principais características de Mafalda?
Como se chama cueca virada em Santa Catarina?
Quanto tempo antes do treino tomar Palatinose?
O que fazer para melhorar o refluxo e azia?
Como fazer iogurte na Top Therm antiga?
Como é chamada a mexerica no Nordeste?
Quantas vezes usar base com formol?
Como se chama o monumento construído em bloco de pedra situado em Salisbury Reino Unido?