LEI PROCESSUAL NO TEMPO E NO ESPAÇO Qualquer norma – inclusive a norma processual – tem eficácia restrita a um determinado território (ou seja, é aplicável em determinado espaço) e tempo (ou seja, é aplicável por determinado período, com começo e fim).
Quanto à lei processual penal no tempo, utiliza-se o princípio da aplicação imediata, conforme o art. 2º do CPP, de forma que, uma vez promulgada e vigente determinada lei processual penal, ela deve ser imediatamente aplicada aos processos em curso, mesmo que seja mais gravosa.
No que se refere à eficácia espacial da lei, o ordenamento pátrio adotou o sistema da territorialidade moderada, de forma a permitir a aplicação de lei brasileira dentro do território nacional e, excepcionalmente, fora, sem, contudo, admitir a aplicação de lei estrangeira nos limites do Brasil.
A lei penal e sua aplicação no espaço também engloba a soberania nacional e sua imposição em relação aos atos praticados em detrimento de sua autoridade, razão pela qual adota tanto a territorialidade, como a extraterritorialidade em casos específicos.
É princípio geral do direito que as normas jurídicas limitam-se no tempo e no espaço, isto é, aplicam-se em um determinado território e em um determinado lapso de tempo. Aplica-se, portanto, o princípio do tempus regit actum, ou seja, o tempo rege a ação. ...
Eficácia nada mais é que a capacidade de produzir efeitos, e, no que tange ao estudo do Direito Penal, pode ser estudada sob dois aspectos: temporal e espacial. ... Além disso, trata da eficácia das leis excepcionais e temporárias, bem como do tempo do crime.
Para resolver os casos de sucessão de lei, basta observar um único critério: aplica-se a regra penal mais benéfica ao acusado, na forma retroativa ou ultra-ativa. Quer-se dizer que a lei penal produzirá efeitos, em regra, no período da sua vigência, de acordo com a lei vigente na época do fato. ...
Uma norma pode ter vigência mas não ser dotada de eficácia, posto que vigência e eficácia também constituem características diferentes da norma jurídica.
Dimensões da norma processual – A norma jurídica tem eficácia limitada no espaço e no tempo, ou seja, aplica-se apenas dentro de dado território e por um certo período de tempo. Tais limitações também se aplicam à norma processual.
A validade diz respeito à existência da norma. Uma norma é válida quando tenham sido atendidos os pressupostos formais exigidos para a sua aprovação, independentemente de qualquer juízo de valor relativo ao seu conteúdo material. Elas existem, e existindo, são válidas.
Portanto, para que uma norma entre em vigor, ou seja, possa gerar efeitos, ela deve aguardar um certo período de tempo. A esse período entre a data da publicação e o termo inicial de aplicação da norma denomina-se “vacatio legis”. Este período representa o tempo necessário para que todos dela tomem conhecimento.
Como se divide o corpo de uma abelha Melifera?
Como fechar as janelas abertas?
Como o esqueleto humano se divide o que encontramos em cada parte?
Como fechar os aplicativos abertos no Samsung?
Quando é necessário o uso de aparelho auditivo?
Como fechar fissuras em paredes?
Como é dividido o ecossistema aquático?
Como se caracteriza a divisão do corpo humano?
Qual o valor da passagem de Campinas para Hortolândia?
O que é e como ter disciplina?
Como eu faço para enviar um link?
Como se divide o direito da propriedade industrial?
Qual é a tecla de atalho para fechar o documento ativo?
Como importar XML da nota fiscal?
Como faço para comprar cerveja direto da fábrica?
Como escrever para o Ministério Público?
Como fechar todas as guias abertas no computador?