LEI PROCESSUAL NO TEMPO E NO ESPAÇO Qualquer norma – inclusive a norma processual – tem eficácia restrita a um determinado território (ou seja, é aplicável em determinado espaço) e tempo (ou seja, é aplicável por determinado período, com começo e fim).
Quanto à lei processual penal no tempo, utiliza-se o princípio da aplicação imediata, conforme o art. 2º do CPP, de forma que, uma vez promulgada e vigente determinada lei processual penal, ela deve ser imediatamente aplicada aos processos em curso, mesmo que seja mais gravosa.
No que se refere à eficácia espacial da lei, o ordenamento pátrio adotou o sistema da territorialidade moderada, de forma a permitir a aplicação de lei brasileira dentro do território nacional e, excepcionalmente, fora, sem, contudo, admitir a aplicação de lei estrangeira nos limites do Brasil.
A lei penal e sua aplicação no espaço também engloba a soberania nacional e sua imposição em relação aos atos praticados em detrimento de sua autoridade, razão pela qual adota tanto a territorialidade, como a extraterritorialidade em casos específicos.
É princípio geral do direito que as normas jurídicas limitam-se no tempo e no espaço, isto é, aplicam-se em um determinado território e em um determinado lapso de tempo. Aplica-se, portanto, o princípio do tempus regit actum, ou seja, o tempo rege a ação. ...
Eficácia nada mais é que a capacidade de produzir efeitos, e, no que tange ao estudo do Direito Penal, pode ser estudada sob dois aspectos: temporal e espacial. ... Além disso, trata da eficácia das leis excepcionais e temporárias, bem como do tempo do crime.
Para resolver os casos de sucessão de lei, basta observar um único critério: aplica-se a regra penal mais benéfica ao acusado, na forma retroativa ou ultra-ativa. Quer-se dizer que a lei penal produzirá efeitos, em regra, no período da sua vigência, de acordo com a lei vigente na época do fato. ...
Uma norma pode ter vigência mas não ser dotada de eficácia, posto que vigência e eficácia também constituem características diferentes da norma jurídica.
Dimensões da norma processual – A norma jurídica tem eficácia limitada no espaço e no tempo, ou seja, aplica-se apenas dentro de dado território e por um certo período de tempo. Tais limitações também se aplicam à norma processual.
A validade diz respeito à existência da norma. Uma norma é válida quando tenham sido atendidos os pressupostos formais exigidos para a sua aprovação, independentemente de qualquer juízo de valor relativo ao seu conteúdo material. Elas existem, e existindo, são válidas.
Portanto, para que uma norma entre em vigor, ou seja, possa gerar efeitos, ela deve aguardar um certo período de tempo. A esse período entre a data da publicação e o termo inicial de aplicação da norma denomina-se “vacatio legis”. Este período representa o tempo necessário para que todos dela tomem conhecimento.
Como identificar suporte resistência?
Como identificar arquivo oculto no Linux?
Quais são os sintomas da taquicardia sinusal?
Como faço para operar Forex no Brasil?
Quais são os artigo indefinido?
Como identificar ambiente tóxico?
Como o AVC pode ser classificado?
Quanto custa a passagem de Belém para Bragança?
Como saber se o bebê tem problemas neurológicos?
Como diagnosticar transtorno desafiador opositivo?
Como reconhecer um AVC Ministério da Saúde?
Como identificar o verbo-nominal?
Como calcular o previsto no Project?
Como saber se as rodas são originais?
O que é um adjunto adverbial exemplos?
Como interpretar um texto motivador?
Como ir de Brasília para Itacaré?