Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros"). É importante manter uma uniformidade em toda a tese, qualquer que seja a expressão adotada.
Et al. - deve ser lido como “e outros”, sendo uma abreviação do latim et alii ou et alia. Usado quando uma obra tem muitos autores, com o objetivo de não comprometer a legibilidade do texto, podendo ser utilizada tanto na citação ao longo do texto quando no texto da referência.
Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico). Nota: Ao citar um trabalho no texto, deve-se usar "e"/ "and"/ "y" antes de último sobrenome.
A expressão latina é usada no corpo do texto e também nas referências bibliográficas. Nesse caso, indica-se o sobrenome do primeiro autor, seguido pela abreviatura et al. O uso de et al. nas referências e citações é facultativo, conforme diz o texto da ABNT.
Quais são os animais da floresta?
Como ensinar cachorro a não fazer algo?
Quando se planta soja no Rio Grande do Sul?
O que comer quando o fígado está inflamado?
Qual é o maior arco de One Piece?
Qual a função dos Micélios vegetativo e reprodutivo?
Quanto tempo dura uma rosa sem estar na água?
O que mudou com a tecnologia no campo?
Quanto tempo dura o efeito do remédio de verme?
O que substitui o pronome que?
Como se escreve o nome pedindo?
São direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal exceto?
Quanto tempo fica um Fuzileiro Naval na Marinha?
Quais as vantagens de um banco de dados?
Para que serve o permanente nos cabelos?