O preparo de soluções deve seguir a seguinte ordem: 1) Pesar ou medir o soluto; 2) Dissolver o soluto, em um béquer, usando pequena quantidade do solvente; 3) Transferir quantitativamente para um balão volumétrico; 4) Completar o volume com o solvente; 5) Homogeneizar a solução; 6) Padronizar a solução preparada, ...
Dissolver o soluto com um pouco de solvente até obter uma mistura homogénea. Transferir a mistura para um balão volumétrico, com a ajuda de um funil de vidro e de uma vareta de vidro. Lavar o gobelé com um pouco de água, para completa remoção do soluto, transferindo-a também para o balão volumétrico.
PREPARO DE SOLUÇÕES Uma solução, no sentido amplo, é uma dispersão homogênea de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. No âmbito mais restrito, as dispersões que apresentam as partículas do disperso (soluto) com um diâmetro inferior a 10 Å são denominadas soluções.
O preparo de uma solução exige atenção a alguns passos, quais sejam: o cálculo da quantidade de soluto a ser utilizada, a medição desse soluto, a sua diluição no meio solvente e homogeneização, seguida de armazenagem. Para a etapa dos cálculos, nos focaremos naquilo que é mais relevante.
Finalmente, a solução está pronta e pode ser devidamente utilizada ou armazenada. No preparo de solução padrão a técnica é um pouco mais diferenciada e exata, porque o reagente é considerado um padrão primário ou até mesmo secundário.
Para o preparo das soluções, os materiais mais frequentemente utilizados são: a balança, balões volumétricos ou béqueres (itens nos quais se processa a diluição), espátula para manipular o reagente e provetas para medição do solvente.