A origem do conto está na transmissão oral dos fatos, no ato de contar histórias, que antecede a escrita e nos remete a tempos remotos. O ato de narrar um acontecimento oralmente evoluiu para o registro escrito desta narrativa. ... É no início da Idade Moderna que o conto se consolida como literatura.
Você sabe qual é o conto mais antigo de todos? Ele se chama Pele-de-Asno e foi escrito em 1697, por Charles Perrault. A história passou por muitos contadores e o Estadinho mostra agora qual foi a versão da escritora Katia Canton. O conto é um pouquinho longo, mas muito legal.
No começo, os contos ainda não eram de fadas. As histórias originais pouco lembram as histórias que conhecemos hoje e, em sua maioria, apresentavam enredos assustadores que dificilmente fariam sucesso nos tempos atuais.
A versão usada pela Disney para a criação de sua animação lançada em 1950 é a de Perrault, na qual aparece a fada madrinha e a carruagem de abóbora.
Charles Perrault foi quem iniciou a migração da história aos paladares infantis. ... No ano de 1697, adicionou a história da Chapeuzinho vermelho na sua coleção de contos populares. Foi daí o primeiro impulso para que o conto chegasse na Europa.
A origem do gênero infantojuvenil começa a se delinear na passagem entre os séculos XVII e XVIII quando a criança passa ser considerada em suas especificidades e suas diferenças em relação aos adultos.
Os contos de fadas eram lendas contadas verbalmente. Em seu ensaio Breaking the Disney Spell, o professor de literatura Jack Zipes afirma que essas narrativas abordam temas como "iniciação, adoração, informação e doutrinação". Por isso, se caracterizam por uma simplicidade superficial.
Explicação: Os contos costumam ser iniciados pela expressão ERA UMA VEZ, que indica que o tempo em que o fato narrado ocorreu,num tempo impreciso e indeterminado.
História dos contos de fadas Literatura A história dos contos de fadas revela suas origens na tradição oral, compiladas por Charles Perrault, Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen.
Estes eram feitos para os adultos com o intuito de distraí-los em reuniões, e outros encontros de adultos. Os contos de fadas na versão infantil, que é a que conhecemos hoje nasceram na França, por volta do século XVII, na corte de Luís XIV, quem deu início a eles foi Charles Perrault.
Os principais autores. O primeiro autor e criador desses contos foi Charles Perrault, acima já vimos um pouco sobre ele e algumas de suas obras. Em seguida, depois de pesquisas os Irmãos Grimm também começaram a reescrever os contos, porém eles tinham uma visão mais voltada para a fé cristã e os valores morais.
Os primeiros contos infantis. Charles Perrault foi o primeiro a adaptar os contos e torna-los “infantis”. Ele reescreveu oito histórias que hoje são muito conhecidas, são elas: A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, O Barba Azul, O Gato de Botas, As Fadas, Cinderela ou A Gata Borralheira, Henrique do Topete e O Pequeno Polegar.