É a rocha que por ação dos agentes de geodinâmica externa (erosão mecânica) fornece os elementos detríticos de uma rocha sedimentar. Por exemplo, um arenito pode ter como rocha mãe um granito. É também a rocha em que se formaram hidrocarbonetos que posteriormente podem migrar para uma rocha armazém.
Um exemplo muito conhecido no Brasil é a formação da chamada “terra roxa”, oriunda de rochas vulcânicas – como o basalto – que são ricas em enxofre e que, por isso, deram origem a um solo muito fértil.
O solo se forma a partir da degradação das rochas. A rocha que origina esse solo é chamada rocha-mãe ou rocha-matriz. Essa rocha vai sofrendo degradações e fica quebradiça até chegar no solo como ele é. O solo tem uma parte mineral (parte inorgânica) e parte orgânica (restos de seres vivos, animais, folhas).
Rochas provenientes da metamorfose de outras rochas podem ter nomenclaturas distintas de acordo com o material rochoso que lhes deu origem. Continue lendo para entender como essas rochas se formam e suas principais características.
As rochas são agregados naturais de minerais formados de diferentes substâncias, até mesmo de origem orgânica.Podemos classificar as rochas em três grupos ...
Essas mudanças formam, portanto, um ciclo em que uma rocha, ao longo de muito tempo, pode se transformar em outra. É o ciclo das rochas. A camada de rochas na superfície da Terra está, há milhões de anos, exposta a mudanças de temperatura e à ação da chuva, do vento, da água dos rios e das ondas do mar.
Foi assim, pela ação do intemperismo, que, lentamente, o solo se formou. E é dessa mesma maneira que está continuamente se remodelando. Os seres vivos também contribuem para esse processo de transformação das rochas em solo. Acompanhe o esquema abaixo: A chuva e o vento desintegram as rochas.