O tecido adiposo origina-se nas células derivadas do mesênquima (tecido embrionário). Logo no início de sua formação, percebe-se o acúmulo de gordura no interior do citoplasma. Inicialmente aparecem pequenas gotículas, que, com o tempo, podem fundir-se e dar origem a uma única gota maior.
Fontes: alimentação, fígado, síntese a partir de glicose. Sintetiza moléculas como leptina e adiponectina. Leptina ( hormônio que participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e na ingestão de alimentos).
O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética.
Esse tecido nos adultos está presente em apenas algumas poucas regiões, diferentemente do tipo unilocular, que é encontrado em praticamente todo o corpo. Uma quantidade maior de tecido adiposo unilocular é observada no recém-nascido.
Enquanto no tecido adiposo unilocular temos células grandes, no tecido adiposo multilocular, essas são pequenas e de formato poligonal. O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, estando relacionado, portanto, com a manutenção da temperatura corpórea.
Qual é o novo Nintendo Switch?
O que é Auxílio-transporte para estagiário?
O que acontece se pagar o licenciamento duas vezes?
Como saber se o VTEC tá funcionando?
Como entender mensagens do Universo?
Como sei que o material foi esterilizado?
Como pegar a carteirinha definitiva de pesca?
Como educar os filhos e impor limites?
Como saber se um nódulo é maligno ou benigno?
Como usar seu Wi-Fi a quilômetros de distância?
Como saber o valor do primeiro emplacamento?
Como mandar mensagem para um virginiano?