A mais simples é a riqueza de espécies: o número de espécies existentes em um lugar ou em uma amostra biológica. Outras medidas avaliam, além do número de espécies, também a uniformidade do número de indivíduos de cada espécie; estas medidas geralmente são chamadas de Índices de Diversidade.
Desse modo temos: ni = Número de Indivíduos da i-ésima espécie N = Número total de indivíduos amostrados pi = Número de indivíduos da espécie i dividido pelo número total de indivíduos de todas as espécies Tabela 2: Valores das variáveis encontradas nas duas Comunidades (A e B)
“a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”. ...
A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.
A diversidade específica é uma medida da complexidade da comunidade. É uma função do número de espécies diferentes na comunidade (riqueza específica) e de suas abundâncias relativas (uniformidade de espécies).
A diversidade biológica ou biodiversidade é o grau de variação da vida. ... Definida em termos de genes, espécies e ecossistemas. No seu uso comum, o termo é usado para descrever o número e a variedade dos organismos vivos.
Ela é definida como sendo "a conservação de componentes da diversidade biológica fora de seus hábitats naturais" (CDB, artigo 2), ou seja, toda aquela feita fora do seu ambiente de ocorrência natural.
Diversidade Biológica ou Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos do planeta. Refere-se à variedade dos reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, assim como a populações e comunidades específicas, incluindo toda a fauna e flora terrestres.
A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.
O conceito de diversidade biológica esteve inicialmente associado ao número de espécies que habitavam determinado espaço geográfico, sendo sinônimo de riqueza específica.
No preâmbulo da Convenção sobre Diversidade Biológica são reconhecidos os valores ecológico, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético da diversidade biológica e de seus componentes, além de seu próprio valor intrínseco.
Dada a complexidade das comunidades biológicas, o estudo da biodiversidade torna-se um pouco mais complicado. A diversidade em geral pode ser subdividida em pelo menos três tipos: Alfa, Beta e Gama.
Deste modo, o país detém a maior diversidade biológica e genética do mundo, à qual está indissociavelmente ligada a um extenso patrimônio cultural: processos, práticas e atividades dos povos que tradicionalmente habitam as florestas e outros ambientes e que fazem uso da biodiversidade nacional.
Como funciona uma empresa de metalúrgica?
Como tirar caspa da sobrancelha do bebê?
Como se chama o CNPJ no Chile?
Como funciona o implemento conhecido como enxada rotativa?
Como funciona cortina de água para pintura?
Onde é a dor de cabeça da enxaqueca?
É possível fazer intercâmbio sendo pobre?
Como o pedagogo pode empreender?
Como pregador deve se comportar?
Qual é a função de um pastor de ovelhas?
Como um vampiro original morre?
Como estudar inglês todos os dias?
Como um ariano reage ao ser ignorado?
Qual a função dos organismos de certificação?
Como é a vida de um policial militar?
Como cuidar de um bebê com a clavícula quebrada?