Os níveis de ruído devem ser calculados através de um decibelímetro, que é um equipamento específico para este fim. Aponta-se o microfone do aparelho em direção a fonte do ruído e tem-se a leitura em tempo real.
Quer a sobrecarga (zona direita da curva), quer a subcarga (zona esquerda da curva), devido às perturbações de caudal que provocam, vão aumentar o nível de ruído, pode este indiciar qualquer uma daquelas situações.
A medição de ruídos é muito importante por conta dos padrões da legislação mas, principalmente, para a saúde e bem-estar de quem está exposto ao som emitido. O limite máximo de decibéis para que a saúde humana não seja prejudicada é de 120 dB, mas quando se fala de trabalho e muitas horas de exposição contínua, os limites são outros.
Conhecer o nível de atenuação de ruído é importante pois os problemas auditivos são muito comuns entre os brasileiros. E se engana quem pensa que a exposição a estes ruídos acontece somente durante a jornada profissional – a verdade é que estamos expostos a este agente diariamente e não só em certos ambientes de trabalho.
Além da importância que o nível de ruído tem para a saúde humana, ele pode ainda ajudar-nos a detectar problemas e/ou avarias nas bombas: na realidade, o nível de ruído nas bombas é muito influenciado pela uniformidade do caudal/posição da curva característica onde a bomba está a funcionar.
Quais os perigos da suplementação de vitaminas?
O que é bom para afastar energias negativas?
Quanto custa um quilo de carne no Chile?
Como ganhar força para fazer flexões?
Como treinar cardio corretamente?
O que falar para confortar uma pessoa com depressão?
Qual a diferença entre inferir e deduzir?
Como pode ser definido o patrimônio histórico?
O que caracteriza invasão de domicílio?
Qual idade pode usar o ácido hialurônico?
Pode Tonalizar 2 vezes no mesmo dia?
O que é ser um professor afetivo?
Quem pode fazer gestão financeira?
Qual a cor ideal de verniz para madeira?
Qual a principal teoria de Immanuel Kant?
Como é o mundo de um esquizofrênico?