Locomoção: A locomoção desses protozoários ocorre por batimento de um ou mais flagelos, relativamente compridos e com forma de chicote. Os flagelos também ajudam na captura de alimento e na recepção de estímulos ambientais; alguns flagelados também podem apresentar pseudópodes.
O critério mais utilizado pelos cientistas para essa classificação é o tipo de locomoção: Sarcodíneos ou Rizópodes- são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés".
De acordo com o tipo de locomoção e de reprodução, os protozoários podem ser classificados em: Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários. ... Rizópodes: Locomovem-se por pseudópodes e se reproduzem por cissiparidade. Exemplos: amebas. Flagelados: Locomovem-se por flagelos e se reproduzem por cissiparidade.
- Protozoários ciliados: Locomovem-se por cílios. ... - Protozoários flagelados: Locomovem-se por flagelos. Exemplo: Trypanosoma cruzy. - Protozoários Ameboides: Locomovem-se por meio de pseudópodes, que são prolongamentos do citoplasma.
Os flagelados, também chamados de mastigóforos, são aqueles que se locomovem graças ao batimento dos seus flagelos. Os flagelos podem ser únicos, como no Trypanosoma cruzi, ou múltiplos, como na Giardia lamblia.
Os protozoários que vivem no meio aquático são divididos em quatro grupos:
São protozoários que apresentam muitos flagelos, são heterótrofos, os Trychonympha e os Staurojoenina vivem nos intestinos de cupins numa relação de mutualismo colaborando com a digestão da celulose que foi ingerida pelo cupim; Laphomonas aparecem nos intestinos de baratas. Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários.
Apesar de serem unicelulares, os protozoários podem se locomover, se reproduzir, realizar respiração, excreção e ter controle hídrico do seu corpo. O controle hídrico é feito por uma estrutura típica dos protozoários: os vacúolos contráteis ou pulsáteis.
- Muitas espécies de flagelados atuam no processo de decomposição de matéria orgânica morta. Portanto, são muito importantes para o equilíbrio ecológico de vários ecossistemas. Trypanosoma cruzi: protozoário flagelado causador da doença de Chagas nos seres humanos.
Os flagelados se reproduzem normalmente por bipartição divisão binária longitudinal; algumas espécies apresentam reprodução sexual através de singamia ou seja, a fusão de dois gâmetas produzidos por meiose.
Como usar o avelós no tratamento do câncer?
Como usar o bicarbonato de sodio nos pés?
Como fazer um bloco de nota no celular?
Qual a maneira correta de abreviar a palavra atenciosamente?
Quem determinou o valor da carga do elétron?
Como funciona autoclave de manicure?
Como usar o aplicativo Onde Está Meu Ônibus?
Em que consiste o discipulado?
Tem algum jeito de ser igual ao Homem-aranha?
Quais são os outros tipos de rimas?