Quando o comprador pagar pelo apartamento, o vendedor poderá pagar também esse boleto, e vai se livrar da dívida. Uma vez quitada a dívida, o vendedor deverá registrar um termo emitido pelo banco no Cartório de Registro de Imóveis correspondente. Isso vai retirar a alienação fiduciária da matrícula do imóvel.
De acordo com o artigo 49, o consumidor tem sete dias a contar da assinatura do contrato para desistir do negócio, quando a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial.
Documentos extras para a venda de imóvel novo
Só é possível cancelar o financiamento se houver o descumprimento de alguma cláusula contratual, e isso é feito através de ação judicial. Você não pode decidir cancelar por si só, o ideal é entrar em contato com a financeira para tentar entrar em acordo.
DESISTIR DO FINANCIAMENTO DO IMÓVEL! O tema em análise no momento é a desistência do financiamento habitacional e as possibilidades de devolução do imóvel financiado. Você pode assistir ao vídeo ou se preferir ler o artigo completo em texto, logo adiante.
Para realizar a venda de um imóvel financiado, existem alguns procedimentos que precisam ser seguidos para evitar problemas durante a sua negociação e futuramente. Primeiramente, os procedimentos de compra e venda vão depender de como o comprador decidir realizar o pagamento.
Existem outras modalidades, tais como financiamento por cooperativa habitacional, consórcio imobiliário, entre outras modalidades permitidas em lei. Para o caso em estudo, vamos nos limitar às regras para desistência do financiamento de imóveis adquiridos por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.
Misto, no qual o comprador financia uma parte do imóvel com o construtor ou incorporador e o saldo com uma instituição bancária; Financiamentos do SFH – Sistema Financeiro Habitacional, ou do SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário;