Na opinião da psicóloga, assim como em um relacionamento amoroso, a amizade precisa ter proporcionalidade de entrega e satisfação. “Para salvar uma amizade que vem se mostrando tóxica, ambos os lados devem estar dispostos a gerenciar suas emoções e mudar comportamentos, por meio do autoconhecimento”, explica.
Costumamos pensar que lidar com uma amiga tóxica é mais fácil do que com um parceiro que te faz mal, mas nem sempre as coisas são assim tão simples. Afinal, amigos tóxicos geralmente têm o dom de deixar você em dúvida, e você sempre vai se perguntar se “foi isso mesmo que ele quis dizer”.
Reconhecer uma amizade tóxica e “terminar” essa relação não são tarefas simples, mas fazer isso é fundamental para que você possa restabelecer seu equilíbrio físico e mental. Portanto, coloque-se em primeiro lugar, busque ajuda profissional se necessário e livre-se dessa pessoa que tanto te faz mal.
Um amigo tóxico poderá impedi-lo de falar de si mesmo e dos seus próprios problemas, já que ele só está interessado em falar sobre a própria vida. Observe se esse amigo costuma criticá-lo. Muitas amizades negativas estão repletas de criticismo, portanto, pense na forma como é tratado por esse amigo.
Um sintoma claro de uma amizade tóxica é a sensação que fica impregnada depois de passar um tempo com essa pessoa. Às vezes você sente como se fosse um peso. Você se sente emocionalmente exausto. Talvez até sinta um pouco de irritação, mas não identifica claramente a causa.
O que é bom para regular a pressão?
O melhor de deus ainda está por vir versiculo?
Como citar autores parafraseando?
O que significa litíase renal?
A pauta musical é composta por?
Porque todo aquele que ama é nascido de Deus?
O que significa as cores da pasta de dente?
Como desbloquear um chip bloqueado por falta de crédito?
Quais são as suculentas de sombra?
Com quantos meses o bebe senta com apoio?
Como fazer a pré-matrícula escolar?