Se você não conseguir negociar as taxas de juros das dívidas com agiotas, pode tentar emprestar dinheiro a juros mais baixos de outra fonte. Por exemplo, se você paga sua dívida a 15% ao mês ao agiota, pode quitá-la emprestando a mesma quantia por 10% ao mês.
Destarte, a alegação de agiotagem ou sua verossimilhança pode ser demonstrada por qualquer meio de prova, inclusive oral, em prestígio ao princípio da ampla defesa e da inexistência de hierarquia entre os meios de prova."
Normalmente o trabalho de um agiota é buscar agir por meio de um contrato verbal, no qual o tomador do empréstimo é submetido a prazo de pagamento e taxas de juros fora do padrão de mercado.
Os agiotas, por sua vez, não têm autorização para funcionar, não são cadastrados na CVM e, por consequência, não estão sujeitos a essas regulamentações. Eles têm suas próprias regras que, muitas vezes, são abusivas — agiotagem é crime. A primeira razão é bem simples — a prática de lucrar com empréstimo de dinheiro de forma irregular é crime.
Ao fazer um empréstimo com agiota você estaria, então, participando de um crime. Existe a possibilidade, ainda, que o dinheiro emprestado por agiotas já venha de outras práticas ilegais, como roubo de carga, venda de produtos ilícitos, etc.
Os agiotas, no entanto, cobram valores muito acima dos permitidos. Fuja dos juros agiota! Como já foi dito, os agiotas não estão sujeitos a nenhuma norma ou fiscalização e impõem as regras que quiserem.
Como gravar novela na TV Smart?
Como se cadastrar para ganhar apartamento?
Quais são as técnicas do Reiki?
Como gravar CD de música para tocar em aparelhos de som?
Como é que o comércio funciona?
Como jogar Cuphead de 2 no Xbox One?
Como funciona um circuito misto?
Quando nos afastamos do que nos faz mal?
Como gerar insights a partir de dados?
Como alfabetizar dentro de casa?
Qual a melhor carne para fazer churrasco grego?
Como emitir Gnre para Espírito Santo?
Como plantar sementes de Ipomoea?