O tratamento mais efetivo para a codependência é a psicoterapia. Isso porque é no processo terapêutico que o sujeito consegue resgatar o seu equilíbrio emocional, além de restabelecer a autoestima e o foco de sua vida.
Quais são os tratamentos para codependência?
Codependência familiar Pode estar vinculada tanto ao dependente químico quanto à codependência afetiva (entre marido e mulher, por exemplo). Nesse caso, no entanto, existe um forte sentimento de culpa ou de responsabilidade pelas decisões e acontecimentos da vida do outro.
O codependente pensa que sua felicidade depende da pessoa que ele tenta ajudar e passa a oferecer ajuda pelos caminhos errados: seja com permissividade, tolerância e compreensão excessivas em relação aos abusos, seja por meio de controle, autoritarismo e críticas constantes às atitudes do outro.
A codependência é um transtorno emocional que caracteriza-se por uma dependência excessiva de um indivíduo em relação a outro. Pode-se dizer também que é uma prisão, onde o individuo suporta qualquer tipo de comportamento e suas consequências, sem perceber que está abrindo mão de sua própria vida e de seus sonhos.
A codependência é um assunto muito importante e que deve ser encarado de forma séria. Se você passa por isso, busque ajuda. Se conhece alguém que está passando por isso, se capacite para ajudar. Tanto em um caso quanto no outro, o nosso curso de Psicanálise Clínica pode te ajudar.
Assim, traremos o conceito de codependência e características de uma pessoa codependente. Além disso, vamos falar um pouco de como superar o problema. A codependência é um transtorno emocional. Ele foi definido como tal entre as décadas de 70 e 80. Primeiramente, essa definição foi relacionada a dependentes químicos.
Dessa forma, codependência afeta as duas pessoas da relação. Ela não ajuda o dependente a melhorar, mas a permanecer na situação que sustenta o codependente. Esse sustento ocorre porque o codependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que quer ajudar.
Como dissemos, a codependência de leva a crer que você precisa ver o outro feliz para estar feliz. A autoestima, nessa situação, sempre estará em um nível inferior ao bem-estar do outro. Sair dessa situação, se reconhecer como digno de cuidado e valor é fundamental. Assim, busque o autoconhecimento e também busque se amar.
Como funciona o termômetro de lâmina bimetálica?
Como são classificadas as argamassas?
Como usar ponto de exclamação no notebook?
Como elaborar um Estudo de Impacto Ambiental?
Quais são os problemas de comunicação?
Qual o espaço que a sombra ocupa?
Qual diferença entre TV LED e Smart?
Quais os cuidados com o estoma?
Qual o clã mais forte de Konoha?
Por que o gato está se escondendo?
O que é um processo histórico?
Quem perde paga os honorários do advogado?
O que caracteriza o deslocamento de um corpo?
Qual a classificação da palavra água?
O que significa ser manso ter mansidão?