O que é necessário para ler infográficos? É preciso boa leitura e esta requer atenção aos detalhes, às minúcias do que se lê. No caso dos infográficos que aliam ao texto uma série de atrativos visuais é preciso ser um leitor extremamente observador.
Além de seu uso em meio jornalístico, podemos encontrá-los em manuais técnicos, educativos ou científicos, entre outras publicações.
Infográficos geralmente incluem gráficos, tabelas e representações pictóricas de dados relevantes. Esses itens oferecem representações visuais da informação que está sendo compartilhada e ajuda a quebrar o conteúdo, tornando-o mais fácil de digerir.
Basicamente, existem três tipos de infográficos: estáticos, animados e interativos.
Um infográfico é uma coleção de imagens, gráficos e mínimo de texto que fornece uma visão geral e fácil de entender a respeito de um assunto. Como no exemplo abaixo, os infográficos usam recursos visuais impressionantes e envolventes para comunicar informações de maneira rápida e clara.
Infográfico é uma peça visual utilizada para apresentar informações e dados de maneira facilitada, o que ajuda na compreensão do leitor mesmo quando o conteúdo tem maior complexidade. Costuma incluir textos e imagens na sua elaboração, como ilustrações, gráficos e ícones.
Charles Joseph Minard
Em 1861, Charles Joseph Minard criou um importante infográfico sobre a marcha de Napoleão sobre Moscou. Um exemplo pioneiro de como muita informação pode ser sintetizada para se tornar mais inteligível.
Pode-se dizer que este era um papel mais artístico do que jornalístico. Após essa origem das ilustrações nos veículos impressos, iniciou-se a produção de infográficos a partir do século XIX. Há certa dificuldade de precisar o primeiro publicado, em função da antiguidade desse recurso.
Resposta: Apresenta textos longos. Explicação: Infográficos são mais dinâmicos, com várias imagens e apenas palavras chave.
Como fazer um infográfico: passo a passo
Os infográficos têm o poder de ajudá-lo a contar uma história com dados – para colocar um rosto nos números. Antes de começar a pensar em design, layout, gráficos ou estética, é preciso pensar bem sobre os objetivos do seu infográfico.
O que não pode faltar em um infográfico? Preste atenção ao estilo visual e ao fluxo de texto, use uma paleta tipográfica hierarquizada, deixe bastante espaço livre e adicione uma mensagem do tipo “call-to-action”. Qual é o segredo para criar um bom infográfico? Um bom infográfico deve ser claro, memorável e contar com um texto e um visual concisos.
As principais vantagens dos infográficos, então, podem ser resumidas em: São simples de serem feitos (embora não pareça, mas vou ensinar todas os segredos!); Com mais engajamento e tráfego, melhora o posicionamento do seu site ou blog nas ferramentas de busca; Os infográficos têm potencial para aumentar o tráfego de seu site em cerca de 12%;
Um infográfico de comparação é uma maneira visual de comparar produtos, planos, argumentos e ideias: Usar seus canais nas redes sociais para aumentar a conscientização é importante para muitas organizações. Os infográficos têm o poder de ajudá-lo a contar uma história com dados – para colocar um rosto nos números.
O que pode bloquear o benefício do INSS?
Quanto custa para tirar o CAC 2021?
O que fazer para ser uma pessoa decidida?
Porque o bicarbonato emagrece?
Quando ocorreu a última modificação da bandeira brasileira?
Qual a principal célula Fagocítica nos processos inflamatórios agudos?
Qual o melhor combustível para lampião?
Porque uma pessoa fica irritada do nada?
O que é melhor para emagrecer caminhar ou dançar?
Qual o objetivo do banho na educação infantil?
Qual tipo de tinta para pintar janelas?
Qual foi o maior gênio do mundo?
Qual a chance do bitcoin subir?
O que é acreditação hospitalar e qual a importância para o hospital de ter um selo de qualidade *?