O que são jogos cooperativos? Em sua prática, os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. Em geral, o modo como a tarefa se desenvolve e a interação entre os participantes tornam-se o ponto central. Os participantes compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários.
Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário.
10 exemplos de jogos cooperativos para a prática pedagógica
123) o principal objetivo dos jogos cooperativos é “criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação prazerosa”.
Antes de mais nada, jogos cooperativos são práticas que propiciam um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Neles, se busca a resolução de tarefas, missões e desafios com a cooperação de todos.
Os Tipos de Jogos Cooperativos
Queimado/queimada. Jogos de pique (pique-pega, pique-bandeira, pique- esconde, etc.) Jogos de baralho (truco, sueca, buraco, copas fora, etc.) Os esportes (vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa, judô, etc.)
Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário.
Os Jogos Cooperativos é um processo de interação social para unir as pessoas, para se divertir, ganhar a confiança de si mesmo e dos outros, é fazer amizades e gastar energia. Jogos Competitivos tem a finalidade de estimular a competição entre os participantes.
Hoje em dia, os jogos cooperativos têm uma grande visibilidade e tornaram-se tendência na área de Educação Física. Isso ocorre por conta de diversos estudos que mostram as vantagens dos jogos cooperativos em relação aos jogos competitivos tradicionais.
São inúmeros exemplos possíveis. Qualquer forma lúdica ou simbólica de cumprimento de uma meta coletiva pode ser compreendido como um jogo colaborativo. Sendo assim, separamos alguns exemplos que podem se reproduzidos ou inspirar novas atividades.
1. Esporte Cooperativo Objetivo geral: Descentralizar a perspectiva da competição no esporte e desenvolver relações empáticas e solidárias. Material necessário: os mesmos utilizados para a prática desportiva comum: bolas, cones, marcações de espaço, quadras, etc.
Nesse tipo de prática, toma-se como base uma modalidade esportiva qualquer (vôlei, basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se algumas regras para favorecer a cooperação: Rodízio - o marcador do ponto passa para a outra equipe.
Qual a origem da palavra antibiótico?
Qual a importância das proteínas na constituição da membrana plasmática?
Quanto tempo demora um processo de curatela?
Quem iniciou o processo de enfermagem no Brasil?
O que é preciso para se casar no civil?
Quanto ganha um enfermeiro do exercito brasileiro?
Quais os sintomas da resistência à insulina?
Quais são os órgãos que participam do sistema imunológico?
Quem é mais forte Kabuto ou Kakashi?
Quantos quilos posso perder com enzimas?
Quem é parte legítima no processo?
O que são propriedades gerais dos materiais de construção?
Quantos gol o Zico fez pelo Flamengo?
Porque a luz do controle do PS3 fica piscando?
Para que servem os dados medidos?