O Nafta começa com o "Acordo de Liberação Econômica" firmado entre os Estados Unidos e o Canadá no ano de 1988. Por conseguinte, em 1992 o México torna-se um membro do bloco e, a partir disso, o Nafta objetiva principalmente a livre circulação comercial entre os países no prazo de 15 anos.
O Nafta - Tratado Norte-Americano de Livre Comércio é uma nomenclatura do grupo formado pelos países da América do Norte - Estados Unidos, México e Canadá - e o Chile como país associado, e que visa a aproximação econômica com essas nações.
criação de uma zona livre de comércio; eliminação de barreiras alfandegárias; intensificação das relações econômicas, comerciais e políticas entre os 3 países; redução da taxação de impostos para produtos importados/exportados entre os integrantes do bloco.
Situação atual Em 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma medida protecionista, para proteger o mercado nacional e fortalecer a economia interna, anunciou um acordo bilateral com o México, pondo fim ao bloco econômico ao NAFTA.
O NAFTA (North American Free Trade Agreement - Acordo de livre-comércio da América do Norte) é um acordo entre Estados Unidos, Canadá e México, assinado em 1994, que tem como intenção a redução das barreiras econômicas e alfandegárias entre esses países.
Eliminar barreiras alfandegárias – os impostos de importação de bens e mercadorias. Promover condições para que haja um ambiente de competição equilibrada dentro da área de abrangência do NAFTA. Ampliar as oportunidades de investimento dentro dos países e entre os países participantes do acordo.
O NAFTA (North American Free Trade Agreement - Acordo de livre-comércio da América do Norte) é um acordo entre Estados Unidos, Canadá e México, assinado em 1994, que tem como intenção a redução das barreiras econômicas e alfandegárias entre esses países.
Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio
Países membros do NAFTA. | |
Tipo | Bloco econômico |
Fundação | 1 de janeiro de 1994 (27 anos) |
Sede | Cidade do México, Ottawa e Washington, D.C. |
Membros | Canadá Estados Unidos México |
Também não tem leis supranacionais – ou seja, normas que sejam superiores às existentes em cada país membro. Os mercados que integram o Nafta possuem enormes disparidades. O México, por exemplo é um país com significativos números de crescimento da população, movimentos migratórios e desigualdades sociais.
A despeito de alguns desentendimentos, a criação do Nafta favoreceu o desenvolvimento de regiões, aumentou o número de empregos e o fluxo de mercadorias e ainda, durante a crise cambial Mexicana em 1994, os Estados Unidos forneceu ajuda financeira necessária ao país.
O NAFTA – ao contrário da União Europeia – não possui uma instituição ou governo para a administração do bloco. Também não tem leis supranacionais – ou seja, normas que sejam superiores às existentes em cada país membro. Os mercados que integram o Nafta possuem enormes disparidades.
Objetivos do NAFTA. Livre comércio. Aumentar a exportação. Aquecer a economia. Eliminar barreiras alfandegárias. Reduzir custos comerciais. Maior integração dos países. Aumentar as oportunidades de investimentos.
O que é o desbridamento mecânico?
Qual é o principal objetivo do marketing pessoal?
Quais versões de fraldas Huggies terão novas embalagens?
Quais são os 2 principais critérios que limitam a liberdade de contratar?
Quanto tempo o frango desfiado pode ficar na geladeira?
Qual a temperatura ideal da geladeira para economizar energia?
Quem estuda Marketing e o quê?
Como evitar corrosão de alumínio?
O que é o alfabeto Dactológico?
O que aconteceu com Zuko em Avatar Korra?
Quantos anos tem Cillian Murphy?
Como as pessoas se vestem na França nos dias de hoje?
O que é bom para recuperar o fígado?
O que é avaliação a valor justo?
Quais são os estágios de Wallon?
Quais os elementos que caracterizam uma cultura escolar?