Uma nascente nada mais é do que a água da chuva ou do derretimento de geleiras, que se acumula em uma camada menos permeável. ... Uma vez acumulada, essa água pode emergir basicamente de duas formas: formando lagoas ou jorrando.
E com apenas 5 passos:
“Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d'água (regatos, ribeirões e rios).
“A água que aparece nas montanhas vem da chuva”, conta Reginaldo. ... “As nascentes dos rios surgem especialmente nos vales das montanhas, naqueles locais onde a superfície do lençol freático cruza com a superfície do solo”, conta o cientista.
A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.
É de suma importância um bom planejamento, para saber a quantidade e a distribuição ideais para recuperar o olho d'água. A recomendação é plantar cerca de árvores próximas à nascente, preferencialmente espécies nativas (alternando plantas pioneiras com plantas clímax).
As estratégias de preservação das nascentes devem englobar pontos básicos como: controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, minimização de contaminação química e biológica, e evitar, ao máximo, as perdas de água através da transpiração das plantas.
As nascentes intermitentes são aquelas que apresentam fluxo de água apenas durante a estação das chuvas, mas secam durante a estação seca do ano. E as nascentes efêmeras são aquelas que surgem durante uma chuva, permanecendo durante alguns dias e desaparecendo logo em seguida”.
2.2. Nascentes intermitentes fluem durante a estação chuvosa, mas secam durante par- te do ano (estação seca). Os fluxos podem perdurar de poucas semanas até me- ses. Em anos muito chuvosos, podem dar a impressão de serem perenes.
A água desses reservatórios subterrâneos, é proveniente da chuva, que passa pelos poros do solo e das rochas, até ficar acumulada em uma camada menos permeável, dando origem às nascentes como conhecemos. Como citado anteriormente, as nascentes podem surgir de diferentes maneiras, por isso é que existem dois tipos diferentes de nascentes.
Essa colocação simples e funcional é capaz de resumir de maneira precisa o ciclo da água como conhecemos, e uma nascente é exatamente isso, um reaproveitamento de recursos naturais. Hoje vamos falar sobre as nascentes de água, como elas surgem, sua importância para os reservatórios de água e como preservá-las.
As nascentes de contato, geralmente surgem aos pés e morros ou vales e são conhecidas como nascentes de encostas. Esse tipo, é formado a partir de chuvas que penetram no solo e rochas ou então são provenientes de derretimentos de geleiras que ficam no topo de altas montanhas.
1º passo – Retirar a lama, restos de galhos e folhas de cima da nascente, até chegar na terra firme. Se tiver água represada, tem que abrir uma vala para escoar. 2º passo – Depois de limpar e cavar uma vala, cobrir a nascente com pedras.
Como transformar uma fração em Metro?
Como obter o consentimento LGPD?
O que é necessário para compor uma música?
Como conseguir Nota Fiscal antiga?
Como transformar um vestido simples em um vestido de noiva?
Como remover versões anteriores do Java?
Quais as margens necessárias para montar o layout da página da epígrafe?
Como conseguir o visto de residência na Alemanha?
Onde fica a ementa em um processo?
Como obter cópia de processo arquivado?
Como transformar a fração em raiz?
Como conseguir uma placa verde?
Como tornar uma função Sobrejetora?
O que é uma fonte histórica Cite exemplos?
Como conseguir um registro de patente no Brasil?
Como transformar uma imagem em tabela?
Como pegar o resto de uma divisão em Java?