A ocorrência da Vereda condiciona-se ao afloramento do lençol freático, decorrente de camadas de permeabilidade diferentes em áreas sedimentares do Cretáceo e Triássico (Magalhães, 1964, 1966; Azevedo, 1966).
A Vereda é um tipo de vegetação com a palmeira arbórea Mauritia flexuosa (buriti) emergente, em meio a agrupamentos mais ou menos densos de espécies arbustivo-herbáceas.
As Veredas são encontradas em solos hidromórficos, saturados durante a maior parte do ano. Geralmente ocupam os vales ou áreas planas acompanhando linhas de drenagem mal definidas, em geral sem murundus.
As veredas são caracterizadas pelos terrenos úmidos e estáveis que mantém a umidade nas camadas mais superficiais do solo, garantindo a sua hidratação mesmo em épocas de seca. Elas surgem nos afloramentos dos lençóis freáticos, onde se formam as nascentes.
As veredas produzem águas puras, pois nestas regiões existem os campos de vegetações rasteiras, com um solo muito úmido, onde as raízes das plantas e o solo prestam um serviço como se fossem um filtro ou peneira, retendo os restos de folhas e outros materiais orgânicos.
1. Caminho estreito. 3. [Figurado] Rumo; direcção .
buriti
Uma das plantas que mais se destaca é o buriti (mas nem sempre há buritis na vereda!), que tem o nome científico de Mauritia flexuosa e é uma das plantas utilizadas para classificar o ambiente como vereda.
As veredas são comumente encontradas nos estados de Minas Gerais, Bahia e na Região Centro-Oeste. Explicação: Vereda é um tipo de formação vegetacional do Cerrado que ocorre principalmente nas florestas-galeria.
1. Caminho estreito. 3. [Figurado] Rumo; direcção .
Resposta: Ao longo do processo de ocupação da região, as áreas úmidas de veredas vêm sendo utilizadas inadequadamente. As atividades econômicas no entorno dessas veredas provocam a formação de enormes bancos de areia e o desmatamento nas cabeceiras dos afluentes são constatados em vários trechos das áreas de veredas.
As veredas ocorrem onde existem lençóis freáticos, são lugares de nascentes que, por menores que sejam, formam os córregos e riachos que abastecem os grandes rios e permitem que exista água limpa e de qualidade.
Curiosidades sobre o papel das veredas na biodiversidade são destaque em diversas obras do escritor brasileiro Guimarães Rosa. O romancista cita por diversas vezes as veredas em seus textos, e as define como “oásis” do sertão. Em muitas de suas obras, Guimarães retrata esse tipo de vegetação como propriedades de rica fonte de biodiversidade.
As veredas são locais importantíssimos para a fauna da região onde elas ocorrem. Nelas, podemos ver lobos-guará, tamanduás, serpentes, peixes, anfíbios, aves e, acreditem, até jacaré! Esses animais buscam água, alimento e abrigo nas veredas. Por serem locais sempre úmidos, oferecem alimentos e refúgio para a fauna.
Como limpar o notebook por dentro sem abrir?
Qual a classificação de uma brincadeira?
Quanto levar para minerar 1 Bitcoin?
Como podemos chamar o número 18 e 25?
Quais são os cuidados imediatos com recém-nascido?
Como ajudar uma pessoa com depressão e ansiedade?
Quanto tempo para gelar cerveja na cervejeira Consul?
O que é linguagem e o que caracteriza a linguagem humana?
Como podemos ampliar a nossa linguagem?
Como georreferenciar uma carta?
Como podemos classificar a cadeia carbônica?
Como ganhar poeira estelar Pokémon GO?
O que caracteriza as dificuldades de aprendizagem?
Como fazer uma pessoa sentir vontade de te beijar?
Como higienizar a casa com giárdia?