Na ponte de hidrogênio, o que ocorre é a interação entre o átomo de hidrogênio e uma molécula bem eletronegativa, como o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio. Esse é o tipo de interação intermolecular mais forte e que, portanto, tem os maiores pontos de ebulição e fusão.
As ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente ...
É realizada sempre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio. ... É característico em moléculas polares. Podem ser encontradas no estado sólido e liquido.
Por exemplo, a molécula de água pode formar ligações do tipo ponte de hidrogênio cuja representação é: ... A linha contínua indica a ligação covalente, e a linha tracejada, a ligação gerada pela interação entre os dipolos elétricos presentes no oxigênio e no hidrogênio.
As pontes de hidrogênio podem ser facilmente percebidas nos hidretos de boro como, por exemplo, o diborano (B2H6). Numa interação dessa molécula dois elétrons são compartilhados por três átomos: B-H-B, assim, dois átomos de hidrogênio traçam uma ponte entre os átomos de boro, dando origem a uma ponte de hidrogênio.
As pontes de hidrogênio podem ser facilmente percebidas nos hidretos de boro como, por exemplo, o diborano (B2H6). Numa interação dessa molécula dois elétrons são compartilhados por três átomos: B-H-B, assim, dois átomos de hidrogênio traçam uma ponte entre os átomos de boro, dando origem a uma ponte de hidrogênio.
Como água é um composto polar, o pólo positivo de uma molécula atrai o pólo negativo de outra, o que resulta em uma atração eletrostática. Essa atração é chamada ligação de hidrogênio (ou ponte de hidrogênio), e ocorre entre átomos de hidrogênio com oxigênio, nitrogênio ou fluor.
A partir da interação, os prinicipais efeitos das pontes de hidrogênio são: 1 Aumento do ponto de ebulição nas reações; 2 Comportamento azeotrópico (comportamento diferente das moléculas quando submetidas à ebulição); 3 Grande solubilidade dos sais na água; 4 Aumento de constantes dielétricas. More ...
Como vimos anteriormente, as moléculas ligadas por pontes de hidrogênio (que também podem, em exercícios mais antigos, ser chamadas de ligações de hidrogênio) têm um ponto de ebulição um pouco maior do que muitas outras. Isso ocorre por conta da força da interação.
As pontes de hidrogênio se desfazem e refazem facilmente, possibilitando maior interação entre os elementos. Por exemplo, a água é classificada como um dos elementos beneficiados pelo processo de interação. Ou seja, quando o gelo flutua sobre a água, as partes hidrofóbicas se unem através das ligações de Van der Waals.
As pontes de hidrogênio são mais fracas do que as ligações covalentes ou iônicas, porque se formam e se quebram facilmente sob condições biológicas. As moléculas que possuem ligações covalentes apolares não formam pontes de hidrogênio. Mas qualquer composto que possui ligações covalentes polares pode formar as pontes.
Quais são os direitos de quem mora junto?
Quem deve ser o gestor do Fundo Municipal de Saúde?
Qual a diferença entre nutrir e hidratar o cabelo?
Quais são os 4 elementos do universo?
Como melhorar a falta de ar asma?
Qual a importância do vôlei sentado?
Quais são os princípios do bom atendimento?
Qual a medicação para uma pessoa bipolar?
Como fechar um parágrafo de desenvolvimento?
Como reproduzir vídeos em 1080p?
Porque o alumínio causa acidez no solo?
O que é radioatividade e sua utilização no Dia-a-dia?
Como se chama a filha de santo no candomblé?