E uma frente quente ocorre quando uma massa de ar quente encontra uma massa de ar frio que estava estacionada sobre uma região, provocando aumento da temperatura.
Se o ar mais frio estiver substituindo o ar mais quente, é uma frente fria, se o ar mais quente estiver substituindo o ar frio, então é uma frente quente. As frentes meteorológicas marcam a fronteira ou a zona de transição entre duas massas de ar e têm um impacto importante sobre o clima.
Quando uma massa de ar se desloca, a sua parte dianteira passa a ser conhecida como frente. Normalmente, o ar de uma massa de ar sopra em uma direção diferente do ar da massa de ar vizinha, o que faz com que o ar convirja (se encontre) ou se empilhe, formando a zona frontal.
A frente quente é quando uma massa de ar quente avança sobre a massa de ar frio. Ela é representada por semicírculo em vermelho apontando na direção que a massa de ar quente avança.
Chama-se frente fria ao sistema frontal de massas de ar polar (se a massa de ar é um camião, a frente fria será o pára choques dianteiro, por anologia). ... A frente quente forma-se quando o ar quente avança sobre a região que era ocupada pelo ar frio, formando áreas que são posteriormente aquecidas.
Quando ocorre o encontro de duas massas de ar, elas não se misturam imediatamente. A massa mais fria (mais densa) é sobreposta pela massa mais quente (menos densa), formando uma zona de transição, denominada de frente.
As frentes frias avançam com uma velocidade média de 10m/s e podem ser previstas com até 15 dias de antecedência. "A previsão do tempo, incluindo as frentes frias, é feita por meio de diagnósticos de imagens de satélite, cartas de superfícies, dados observados e modelos numéricos atmosféricos", explica a meteorologista.
No Brasil, as frentes frias atingem as regiões Sul e Sudeste o ano inteiro, cerca de três a cinco vezes ao mês. "Esse número é ligeiramente maior durante a primavera", afirma Amanda Sabatini A professora explica que a passagem de uma frente fria dura em média três dias, provocando significativas alterações no clima.
"Frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que geralmente se forma em regiões de grande contraste térmico", esclarece Amanda Sabatini Dufek, professora de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).
"Elas são tipicamente configuradas na direção noroeste-sudeste e apresentam uma trajetória de sudoeste para nordeste", diz a meteorologista. No Brasil, as frentes frias atingem as regiões Sul e Sudeste o ano inteiro, cerca de três a cinco vezes ao mês.
O que é o orçamento participativo?
Quais são as partes de uma pesquisa científica?
Qual a estrutura de um relatório de pesquisa?
Qual é o maior clube de Minas?
Quais os dois aspectos do princípio do contraditório?
Quais os melhores preenchedores do mercado?
Quais são as vantagens e desvantagens do transporte hidroviário?
Como saber a amperagem do fusível de vidro?
Qual vela acender para o anjo da guarda?
Qual loja vende no boleto parcelado?
Qual é a atividade econômica do México?
Quais foram os governos mais democráticos na história do Brasil?
Porque o silício é o semicondutor mais utilizado em eletrônica?