O melanoma ocorre quando algo dá errado nas células produtoras de melanina (melanócitos) que dão cor à pele. Normalmente, as células da pele se desenvolvem de maneira controlada e ordenada – novas células saudáveis empurram as células mais velhas para a superfície da pele, onde morrem e, eventualmente, caem.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
Pintas, sinais ou nevos são manchas marrons na pele. Eles surgem desde a infância, e podem aumentar com a idade, genética e exposição solar ao longo da nossa vida. Muitas vezes, essas manchas não representam perigos ou riscos à saúde, mas há casos em que é preciso atenção.
Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou cor de uma mancha já existente. A regra ABCDE pode ser usada para lembrar o que deve ser procurado: Assimetria. A forma de metade da mancha não coincide com a outra metade.
Há quatro tipos principais de melanoma: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral-lentiginoso.
Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que cerca de 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.
"Indivíduos que têm muitas pintas (mais de 50), histórico familiar de câncer pele, com uma lesão que está crescendo, uma pinta que coça ou sangra devem ficar alertas. " Com as manchas, a questão é a mesma, mas é preciso ainda mais atenção, já que cuidados estéticos são comumente realizados para acabar com elas.
O melanoma é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença. Nesses casos, principalmente se associado a outros fatores de risco, o rastreamento com o dermatologista deve ser mais intenso. Pessoas que já tiveram um câncer de pele ou uma lesão pré-cancerosa anteriormente têm mais chances de sofrer com o melanoma.
Embora a melhor forma de identificar um possível melanoma seja observar a mancha na pele, algumas pessoas podem apresentar outros sintomas, como: 1 Sensação de queimação; 2 Coceira frequente; 3 Sangramento. More ...
Mas, é importante reconhecer qualquer alteração numa pinta, como seu tamanho, forma ou cor, que possam sugerir que um melanoma pode estar se desenvolvendo. Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou cor de uma mancha já existente. A regra ABCDE pode ser usada para lembrar o que deve ser procurado:
"Indicam que aquela pinta deve ser examinada por um dermatologista, que saberá dizer se é de fato suspeita", conta a especialista. Ela ainda ressalta: "nem sempre o melanoma é facilmente reconhecível pelo paciente, muitas vezes pode não apresentar nenhum sintoma, mas ser detectado pelo exame cuidadoso do dermatologista".
Qual a diferença do perfil I para o perfil H?
É verdade que o Dabi é irmão do Todoroki?
Quais são os números primos de 1 a 100?
Qual signo mais forte fisicamente?
Como ter o corpo perfeito em 7 dias?
Quais os nomes das vistas representadas?
O que são estudos transversais e longitudinais?
Quais são as sequelas da mononucleose?
Quais são as ações de execução?
O que podemos fazer na lotérica?
O que é preciso para aprovar um projeto na prefeitura?
Qual animal que está em extinção no Brasil?
Como endereçar a petição inicial no novo CPC?
Como multiplicar números decimais por 10 100 é 1000?