O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada.
O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
Exemplos de verbos no subjuntivo
Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,... Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,... Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,... Verbo sair: que tu saias, se eu saísse, quando nós sairmos,...
Terminações do presente do subjuntivo (verbos regulares)ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -e. (Tu) radical + -es. (Ele) radical + -e. (Nós) radical + -emos. (Vós) radical + -eis. ... ª conjugação (-er) (Eu) radical + -a. (Tu) radical + -as. (Ele) radical + -a. (Nós) radical + -amos. (Vós) radical + -ais. ... ª conjugação (-ir)
23 curiosidades que você vai gostar
Formação do presente do subjuntivo
– 2ª Conjugação (verbos terminados em –ER) COMER > coma, comas, coma, comamos, comáis, coman. – 3ª Conjugação (verbos terminados em –IR) PARTIR > parta, partas, parta, partamos, partáis, partan. – U>UE – JUGAR > juegue, juegues, juegue, juguemos, juguéis, jueguen.
O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Exemplos: Espero que eu volte antes de amanhecer.
As formas nominais do verbo são:Infinitivo: forma que expressa a ação em si.Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação.Particípio: forma que expressa o resultado da ação.Infinitivo impessoal:essa forma manifesta a ação. ... Ajudar é a melhor forma de gratidão.Rir é o melhor remédio.
Modo usado para dar uma ordem ou advertência
Não é possível conjugar verbo na 1ª pessoa do singular (eu) em nenhum dos dois tempos verbais usados no modo imperativo, porque não há como dar uma advertência, direção ou ordem a si mesmo. Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra! Faça aqui a sua inscrição.
Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.
Os tempos verbaisPresente: expressa que um fato ocorre no momento da fala. Exemplo: Agora Ana descansa.Pretérito: é a referência a algo que aconteceu antes da fala. Divide-se em perfeito (simples e composto) e imperfeito. 2.1. ... Futuro: é a referência ao que ainda não ocorreu ou não foi realizado.
O imperativo é usado na indicação de uma ordem, um pedido, um conselho, uma súplica, um convite, um comando ou uma exortação.
...
Exemplos de frases no modo imperativoFaçam menos barulho!Pare imediatamente!Arrume essa confusão, por favor.Não espere por mim.Não mexam aí!Continuemos com o nosso trabalho.
Frase imperativa é uma palavra ou grupo de palavras que expressa: ordem, sugestão, pedido, conselho. Nesse tipo de frase, o verbo sempre está no modo imperativo. Esse tipo de frase pede para alguém fazer alguma coisa. Nós podemos encontrar frases imperativas: afirmativas e negativas.
b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. Por Exemplo: Que prova difícil! É uma delícia esse bolo!
As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.
Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.
- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.
Vejamos alguns exemplos de empregos do pretérito imperfeito do subjuntivo: Dona Maria esperava que o neto chegasse em casa com segurança. Se chovesse, o incêndio que assola a região há semanas cessaria. Se tivesses feito a aposta, terias ganhado o prêmio.
O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da 1. ª pessoa do singular do presente do indicativo. A terminação é substituída pela vogal e nos verbos da 1. ª conjugação e pela vogal a nos verbos da 2.
O futuro do subjuntivo é um tempo derivado do pretérito perfeito do indicativo. Exemplos: Quando eu falar com a Maria, isso será resolvido. Quando ele tomar os remédios, os sintomas melhorarão.
presente {m.} presente {adj. m./f.} presentes {m.
Presente de Indicativo verbos ser,estar,ir hablar,estudiar.
O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.
O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica. No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação.
Os tempos verbais têm justamente a função de sinalizar a situação comunicativa e, segundo uma certa afinidade que apresentam com cada uma das duas ordens de situação, dividem-se em dois grupos. Pertencem ao grupo I o presente, o pretérito perfeito composto, o futuro do presente simples e composto, além das locuções.
Qual é a principal atividade econômica mais importante do sertão nordestino?
Qual a importância do contexto no texto?
Quais as 4 funções da família?
O que é melhor um silo grande ou vários silos pequenos?
Quanto tempo leva para sair uma reintegração de posse?
Por que as coisas estalam à noite?
Por que as doenças crônicas são Assintomaticas?
Quais os cuidados após parto normal?
Quanto tempo dura o efeito da carboxiterapia?
Como tirar cheiro xixi cachorro cimento?
Quais as melhores cores para uma planilha?
Como sair de uma pasta compartilhada no Google Drive?
Qual a diagonal de um quadrado?
Quanto ganha um Juiz do trt-15?