A formação do plural dos substantivos terminados em -l segue duas regras. Nos substantivos terminados em -al, -el, -ol e -ul há a substituição do -l por -is. Já nos substantivos terminados em -il há a substituição do -l por -s se forem oxítonos e a substituição de -il por -eis se forem paroxítonos.
Plural: hífenes ou hifens. Plural: hífenes.
Quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra/elemento começar com vogal, não se usa o hífen. Por exemplo, a palavra hiperativo é formada pelo prefixo “hiper” (que termina com a consoante R) e a palavra “ativo” (que começa com a vogal A), por isso ela não recebe hífen. Veja outros exemplos do uso dessa regra:
As regras detalhadas aqui referem-se ao uso do hífen em palavras formadas por prefixos ou elementos que podem funcionar como prefixos. Exemplo: anti, além, auto, co, extra, hidro, etc. 1. Palavra iniciada com H
Com o Novo Acordo Ortográfico, algumas das regras do uso do hífen foram alteradas, causando um nó na cabeça das pessoas, principalmente daquelas que aprenderam a ler e escrever antes da reforma ortográfica entrar em vigor.
Qual o tempo de duração do livramento condicional?
Quem é a namorada de João Guilherme filho de Faustão?
O que atrai um homem de Escorpião?
O que é ciclo de caixa de uma empresa?
Porque a Noruega não tem noite?
Que tipo de carboidrato e o açúcar?
Como calcular 6 horas trabalhadas?
Como escrever texto na vertical no LibreOffice?
O que acontece se não fazer tratamento de canal?
Qual a origem do Surya Namaskar?
Qual o prazo para Fazenda se manifestar em juízo Há exceções?
Como resgate alvará judicial Banco do Brasil?
Qual é o caiaque mais estável?