A formação do plural dos substantivos terminados em -l segue duas regras. Nos substantivos terminados em -al, -el, -ol e -ul há a substituição do -l por -is. Já nos substantivos terminados em -il há a substituição do -l por -s se forem oxítonos e a substituição de -il por -eis se forem paroxítonos.
Plural: hífenes ou hifens. Plural: hífenes.
Quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra/elemento começar com vogal, não se usa o hífen. Por exemplo, a palavra hiperativo é formada pelo prefixo “hiper” (que termina com a consoante R) e a palavra “ativo” (que começa com a vogal A), por isso ela não recebe hífen. Veja outros exemplos do uso dessa regra:
As regras detalhadas aqui referem-se ao uso do hífen em palavras formadas por prefixos ou elementos que podem funcionar como prefixos. Exemplo: anti, além, auto, co, extra, hidro, etc. 1. Palavra iniciada com H
Com o Novo Acordo Ortográfico, algumas das regras do uso do hífen foram alteradas, causando um nó na cabeça das pessoas, principalmente daquelas que aprenderam a ler e escrever antes da reforma ortográfica entrar em vigor.
Outra palavra para sobrecarregada?
Quando usar aluguéis ou alugueis?
Palavras que rimam com crescidos?
Por que quando sopramos o ar sai frio?
Que sentidos percebem as propriedades do sal?
Cuidados que devemos ter com os orgãos dos sentidos?
O que faz um escrevente do tj?
Paises que aceitam brasileiros para trabalhar?
Como se separa a palavra coaxa?