Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.
“Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele”, ensina o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida.
Geralmente, os fatores raciais, genéticos, além da exposição solar e à luz visível são determinantes para o surgimento do problema”, ressaltou. Portanto, independentemente do seu gênero, é fundamental usar diariamente o filtro solar para prevenir o surgimento do melasma e evitar a piora das manchas presentes no corpo e no rosto. 3.
O melasma é caracterizado por uma mancha na pele muito incômoda e que acomete muitas pessoas, na sua maioria mulheres, que sempre têm várias dúvidas sobre como tratar ou evitar essas marcas. Como clarear a pele do rosto e corpo na região manchada? Qual o melhor tratamento?
O dermatologista normalmente faz o diagnóstico de melasma reconhecendo a sua aparência típica de manchas na face.
O melasma é uma mancha escura, na maioria das vezes, com tonalidade marrom, que surge em áreas do rosto - na região das bochechas, testa e buço - e em outros lugares do corpo - como braços, pescoço e colo.
Como mudar a cor da tela do CAD?
Como faço para mudar a cor da tinta?
Quanto tempo leva para germinar a semente de petúnia?
Como escrever no chat com letra colorida?
Como mudar a cor da legenda SRT na TV?
Como usar benzoato de Benzila no cabelo?
Quando sentimos falta de quem amamos?
Para que serve o app SMS Scheduler?
Como identificar voz passiva no inglês?
Como é que tá o signo de escorpião?