A formação de leitores é um processo constante, que começa em casa, se aperfeiçoa na escola e continua por toda vida, fazendo-se necessário o contato desde a mais terna idade com diversos gêneros textuais. Na busca de criar uma cultura em relação ao hábito de ler.
Percebe-se ainda, que para a formação de bons leitores, o ambiente familiar é de fundamental importância, é neste que a educação se inicia, se os pais são bons leitores, proporcionarão aos filhos o gosto pela leitura e o hábito de ler, tornando o espaço em família facilitador do processo.
É preciso aprender e ensinar a ler na escola. A criança necessita da mediação do outro para consolidar e dominar autonomamente as atividades e operações culturais. Nesse sentido, destaca Vygotsky (1984), que a educação escolarizada e o professor têm um papel singular no desenvolvimento do indivíduo.
Como formar leitores infantis?
É muito importante a formação continuada do professor, tanto teórica como prática, assim como ser ele próprio um leitor, ou seja, ser o exemplo. Um bom leitor interpreta criticamente o que lê e não apenas decodifica palavras e símbolos. O professor é o mediador, ou seja, aquele que torna isso possível.
E por isso, se quisermos formar leitores, faz-se necessário dedicar espaço nas aulas para a prática da leitura individual, em atividades que deem sentido às leituras escolares, promovendo o estudo e a análise das obras lidas, ajudando os alunos a estabelecer relações com seu contexto de produção e com outros livros, ...
A formação do leitor inicia-se no âmbito escolar e se processa em longo prazo, tendo como mediador o professor, em quem encontramos a possibilidade de diversificarmos o conhecimento. Esse leitor deve ser compreendido como sendo aquele que estabelece uma relação aprofundada com a linguagem e as significações.
Esse leitor deve ser compreendido como sendo aquele que estabelece uma relação aprofundada com a linguagem e as significações. Pois, os que apenas se relacionam de modo mecânico com o texto, não se constituirão leitores sem um trabalho efetivo.
Os resultados obtidos demonstraram que pela falta de uma prática eficaz, o aluno pesquisado, não demonstra habilidades com a realização de um tipo de leitura que vá além da decodificação de palavras e frases.
A formação de leitor crítico: uma contribuição interdisciplinar no processo ensino-aprendizagem, Leitura, Reflexão, Ação. RESUMO: Este trabalho trata da realização de uma observação sobre leitura crítica no ensino médio, objetivando a formação sócio-cultural e intelectual com vistas a integrar a vida social dos educandos.
Quais os elementos que compõem o trânsito?
Qual é a menina mais forte de Boruto?
Como saber se o boleto é registrado ou não?
O que aconteceu com a vegetação nativa da Europa?
Quanto tempo os chineses estudam?
O que significa cá na bota de segurança?
Por que é importante estudar livro por livro da Bíblia?
Qual o nome da cigana que veste verde?
Como gerar o boleto da taxa de transferência de veículo?
Tem problema limpar a pasta Temp?
Quais são os tipos de pesquisas que existe para fazer um TCC?
Como funciona o pagamento na Eduzz?
São considerados marcadores de dano renal Parenquimatoso?
Qual relação da heparina com os carboidratos?
Qual é a comida que admite que está errada?
Qual a parte mais quente do isqueiro?