O dióxido de carbono é uma molécula formada pela ligação covalente entre átomos de C e O, cuja fórmula molecular é CO2 e apresenta geometria linear e caráter apolar. ... É conhecido também com anidrido carbônico, ou mais comumente por gás carbônico.
O dióxido de carbono pode ser utilizado em várias situações como no caso das bebidas chamadas carbonatadas que nada mais são as bebidas que possuem efervescência. Sua utilização também é feita em extintores durante os incêndios com o objetivo de isolar o oxigénio do combustível.
De maneira geral, o Dióxido de Carbono (CO2) é emitido em processos de combustão, como em motores e caldeiras. O CO2 é o GEE mais relevante e, globalmente, tem origem principalmente (87%) na queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, o gás natural e o petróleo.
O dióxido de carbono (CO2) é um gás liquefeito, incolor, inodoro, não inflamável e levemente ácido. O CO2 é mais pesado que o ar e é solúvel em água. O CO2 é produzido industrialmente usando fontes ricas em CO2 a partir de processos da indústria petroquímica ou via queima de gás natural em processos de cogeração.
O principal problema causado pelo excesso de gás carbônico no planeta já é bem conhecido. O CO2 retêm calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura. ... A principal consequência é que o CO2 diminui o pH da água. Quanto menor o pH, mais ácida a água fica.
O dióxido de carbono também é amplamente utilizado em uma grande variedade de indústrias, tais como: Alimentos: bebidas carbonatadas. Gaseificação de bebidas. Embalagens, congelamento e resfriamento.
Na escala industrial, o monóxido de carbono é utilizado na produção de metais, como ferro e níquel, retirando o oxigênio por oxirredução de seus respectivos minerais. Ele também é utilizado na produção de substâncias orgânicas como ácido acético, metanol, plásticos etc.
O dióxido de carbono, ou gás carbônico, é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima, o CO 2 é o principal responsável pelo aquecimento global, sendo o gás de maior emissão pelo homem.
A produção de dióxido de carbono pode acontecer de maneira natural ou através de produções industriais, sendo que a presença do dióxido de carbono é normal na atmosfera, sendo maléfico o seu excesso. Veja aqui tudo sobre Aquecimento Global e Biocombustíveis.
Como o dióxido de carbono é solúvel em água, ele ocorre naturalmente em águas subterrâneas, rios e lagos, calotas de gelo, geleiras e água do mar. Ocorre em depósitos de petróleo e gás. O dióxido de carbono é inodoro em concentrações normais, mas apresenta um odor picante e ácido em concentrações elevadas.
O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta, visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual os organismos fotossintetizantes transformam a energia solar em energia química. Esta energia química, por sua vez é distribuída para todos os seres vivos por meio da teia alimentar.
Como é que tira petróleo do mar?
Em que consiste o processo de conurbação?
Como tirar uma boa foto para o LinkedIn?
Como deveria ser uma educação emancipadora?
Como sentir o pulsar do sangue?
Qual a pena para agressão física leve?
O que fazer para ser excelente?
Qual a relação entre átomo e moléculas?
Como recolher FGTS que foi suspenso?
Como podemos separar o óleo da água?
Como gerar Guia de FGTS manual?
Como é a desigualdade de gênero no Brasil?
Como receber um novo colega de trabalho?