A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.
O biofilme microbiano é uma comunidade complexa e estruturada de microrganismos, aderidos entre si e/ou a uma superfície. Em geral, na indústria de alimentos, a formação de biofilme ocorre por falhas nos procedimentos de higienização.
Assim, para que os biofilmes se formem é indispensável a presença de três ingredientes básicos: micro-organismos, glicocálix e superfície. Se um destes componentes é removido da mistura, um biofilme não se desenvolve (DUNNE, 2002).
Basicamente, em qualquer ambiente que combine a presença de líquido + superfície + microrganismos, a presença de biofilmes pode ocorrer.
Os microorganismos do biofilme são imobilizados, muito próximos um do outro, associados em colônias; Esse fato permite interações intensas. -As interações entre os microrganismos do biofilme incluem a comunicação através de sinais químicos em um código chamado “sensor de quorum”.
A formação de biofilmes em superfícies que entram em contato com alimentos pode ocasionar a sua contaminação e, consequentemente, causar doenças de origem alimentar.
Quantos GB tem Cod Warzone no PC?
Quais elementos gráficos devem conter um projeto de arquitetura?
Quantas vezes é necessário esfoliar a pele?
O que acontece quando renúncia a herança?
Quando são devidos os honorários advocatícios?
Quem tem hipotireoidismo pode tomar coenzima Q10?
Qual é o problema em ocupar o pampa?
Qual foi o investimento que mais rendeu em 2020?
Quem pode pedir a guarda de um menor?
Porque o bombril enferruja mais rápido que o ferro?
Quem é mais forte onça ou tigre?
Quem paga as custas do advogado?
Qual o sistema energético predominante em uma prova de maratona?