A Amazônia conta com mais de 3 mil espécies só de árvores, imersas na fragilidade dos ecossistemas. Árvores gigantescas – algumas com mais de 50 m de altura – vivem basicamente do húmus resultantes da vegetação em decomposição.
São vários os motivos que levam à acelerada degradação na Amazônia. A exploração desordenada de seus recursos, principalmente de madeira, a expansão da agropecuária e o garimpo vêm aumentando as áreas desmatadas. O processo de desmatamento acarreta consequências negativas, como a diminuição da biodiversidade.
A Amazônia é o maior bioma brasileiro e é conhecida mundialmente em virtude de sua grande biodiversidade e por nela estar presente a Floresta Amazônica. A Floresta Amazônica está presente no bioma Amazônia e encontra-se distribuída pela Região Norte do Brasil, além de países como Colômbia e Equador. ...
Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja, a grande quantidade de espécies em nosso planeta, biodiversidade significa “vida sobre a Terra”. Está relacionada pois floresta é considerada a maior reserva em termos de biodiversidade do planeta. Ela abriga mais de 30 mil espécies de plantas.
Brasil
Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos. A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta.
Amazônia. Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono.
A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.
A seguir, falaremos mais sobre esse bioma, suas características, espécies que nele habitam, a sua importância e também as ameaças sofridas pela ação do homem. A Floresta Amazônica está presente no bioma Amazônia e encontra-se distribuída pela Região Norte do Brasil, além de países como Colômbia e Equador.
Apesar da grande importância da Floresta Amazônica para o meio ambiente, o desmatamento e a destruição do bioma estão crescendo a níveis alarmantes. O desmatamento da região começou nos anos 1970 com a exploração comercial dos recursos naturais disponíveis.
Nosso desafio é incorporar a base científica e as diversas estratégias conservacionistas acima descritas, como corredores de biodiversidade, áreas protegidas, zoneamento ecológico econômico, para criar um plano de conservação que tenha condições de sustentar a população humana e conservar a biodiversidade amazônica indefinidamente.
Algumas das espécies da flora amazônica são: açaí, seringueira, pupunha, castanheira, andiroba, vitória-régia, guaraná e jatobá. A polpa do jatobá é comestível e sua casca tem propriedades medicinais. A folha da vitória-régia pode chegar a 2,5 metros de diâmetro. É da seringueira que se extrai o látex, matéria-prima da borracha.
Quem Tarsila do Amaral presenteou com a obra Abaporu?
Quanto custa o metro da Tabica?
Quanto tempo dura o efeito da Ritalina?
Qual a terapia mais indicada para ansiedade?
Quando Now United vem para o Brasil em 2022?
Qual palavra substitui casebre?
Quantos dias a Covid pode se agravar?
Qual a maior dificuldade em empreender?
Qual a diferença entre as glândulas?
Quais as drogas lícitas e ilícitas?
O que fazer em 5 dias em Toronto?
Qual iPhone carrega por indução?
Como pesquisar conversa por data no messenger?